A influência neoliberal nas políticas educacionais brasileiras: um olhar sobre a BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10726

Palavras-chave:

BNCC, educação, neoliberalismo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a influência neoliberal na educação e seus reflexos na elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental fundamentado no materialismo histórico e dividido em três partes principais: (1) A origem dos princípios neoliberais; (2) A influência desses princípios na origem e na estrutura da educação; (3) A dinâmica da relação entre os conceitos neoliberais e os princípios do aprender a aprender, das competências e habilidades e do protagonismo do aluno, presentes na BNCC. Dessa forma, o artigo teve como questionamento central: Qual a influência neoliberal na educação e quais são seus reflexos na elaboração da Base Nacional Comum Curricular brasileira? Conclui-se que o neoliberalismo enquanto corrente de pensamento e conjunto de políticas adotadas por governos neoconservadores surge a partir de um liberalismo econômico que culminou em inúmeras crises e necessitou de reformas econômicas. Esse processo de reformas é observado nas políticas brasileiras de privatização, de incentivo à competição, bem como na educação voltada para o mercado de trabalho. Portanto, os ideais neoliberais e os documentos dos organismos internacionais influenciaram a estruturação da BNCC que se orienta pelo aprender a aprender, para promover a formação de competências e habilidades, assim como o protagonismo do aluno no processo de ensino, o qual é permeado por esses princípios.

 

 

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Biografias Autor

Carolina de Moura Vasconcelos, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Docente na Prefeitura Municipal de Maringá, Maringá, PR – Brasil

 

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Docente na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR – Brasil

il

Telma Adriana Pacífico Martineli, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Docente na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR – Brasil

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

VASCONCELOS, Carolina de Moura; FERREIRA MAGALHÃES, Carlos Henrique; PACÍFICO MARTINELI, Telma Adriana. A influência neoliberal nas políticas educacionais brasileiras: um olhar sobre a BNCC. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e10726, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.10726. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10726. Acesso em: 3 jul. 2024.