O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7894Palavras-chave:
Magistério Superior. Políticas de Educação Superior. Trabalho Docente.Resumo
O trabalho analisa os processos de intensificação e de precarização do trabalho docente que vem se concretizando no campo universitário, tendo a Universidade Federal Goiás (UFG) como objeto de estudo. Objetiva-se discutir os embates do trabalho docente frente ás políticas públicas de educação superior a partir de 1990, especificamente as políticas de expansão e de regulação do trabalho docente no magistério superior. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica, sendo esta última efetivada por meio de entrevistas com gestores acadêmicos e pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas de conhecimento da UFG. A pesquisa evidencia, dentre outros aspectos, que os processos de flexibilização, intensificação e precarização estão presentes na produção do trabalho acadêmico da instituição, corroborando certo alinhamento às demandas econômico-produtivas. O fato inexorável é que estão ocorrendo alterações na natureza e no caráter do trabalho docente, decorrentes, em grande parte, de demandas externas, o que tem ampliado a heteronomia na produção, organização, gestão e finalidades da universidade.Downloads
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Publicado
2018-08-31
Como Citar
DA PAZ, Suelaynne Lima; OLIVEIRA, João Ferreira de. O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 109–130, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7894. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7894. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Secção
Artigos