Conhecimento e aprendizado como impulsionadores da competitividade para a Indústria 4.0: análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18916

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Conhecimento, Aprendizado, Bibliometria, Revisão sistemática de literatura

Resumo

A Indústria 4.0 é caracterizada por ampla utilização de tecnologias digitais e promove profundas alterações nas relações de produção e consumo. Há modificação do perfil da força de trabalho e, consequentemente, o sucesso competitivo depende do estudo e da compreensão da gestão do conhecimento e da aprendizagem. Este trabalho busca explorar, através de análises baseadas em revisão sistemática e bibliometria, como os construtos Indústria 4.0, Conhecimento e Aprendizado têm sido relacionados na literatura. Artigos foram identificados e categorizados considerando tipo de conhecimento estudado, metodologia, abordagem e países de origem dos autores. Identificou-se que predominam estudos associados à preparação acadêmica e à junção dos conhecimentos humano e de máquinas. Trabalhos teóricos com estudos de caso são os mais comuns, sendo aplicações práticas cada vez mais frequentes, principalmente no contexto acadêmico. Há predominância de países de economia mais desenvolvida nas publicações. O tema é ainda recente e esta pesquisa pode ser expandida.

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Biografia do Autor

Diego Augustus Senna, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG / Belo Horizonte (MG)

Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC / Belo Horizonte (MG)

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

 

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Publicado

12.06.2023

Como Citar

Senna, D. A., & Ribeiro, J. S. de A. N. (2023). Conhecimento e aprendizado como impulsionadores da competitividade para a Indústria 4.0: análise bibliométrica. Exacta, 21(2), 431–454. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18916

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