Simulação e análise do atendimento em dois supermercados que utilizam sistemas de produção puxada e empurrada

Autores

  • Marisa Carla Voigt Gava Uninove
  • Sidnei Alves de Araujo Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5819

Palavras-chave:

Produção empurrada, Produção puxada, Simulação, Supermercados, Arena

Resumo

No presente artigo são analisadas as diferenças nos tempos de espera e atendimento ao cliente impactados pelos sistemas de produção empurrada e puxada. A produção se refere ao serviço de fatiamento dos frios mussarela e presunto. A pesquisa envolveu dois supermercados da cidade de São Paulo, denominados S1 e S2. O supermercado S1 utiliza uma produção empurrada, deixando um estoque de frios devidamente fatiados, enquanto o supermercado S2 utiliza uma produção puxada, cortando os frios somente quando solicitado pelo cliente. O objetivo foi comparar os tempos de espera e atendimento ao cliente por meio de simulações com o software Arena e verificar os impactos gerados pelos diferentes sistemas de produção. Os resultados mostraram diferenças significativas nos tempos de permanência nas filas e no percentual de ocupação dos atendentes dos supermercados considerados.

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Biografia do Autor

Marisa Carla Voigt Gava, Uninove

Engenharia de Produção Modelagem e Simulação

Sidnei Alves de Araujo, Uninove

Engenharia de Produção Modelagem e Simulação

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Publicado

19.02.2016

Como Citar

Gava, M. C. V., & Araujo, S. A. de. (2016). Simulação e análise do atendimento em dois supermercados que utilizam sistemas de produção puxada e empurrada. Exacta, 13(3), 327–334. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5819

Edição

Seção

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