Uso gerencial das ferramentas da qualidade pelo decisor: um estudo de caso sobre o problema de aquisição de materiais pelas Atas de Registro de Preços em uma empresa pública militar

Autores

  • Carlos Alexandre da Silva Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Fagner José Coutinho Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Taciana de Barros Jerônimo Universidade Federal de Pernambuco
  • Joás Tomaz de Aquino Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n2.6234

Palavras-chave:

Empresa pública. Ferramenta gerencial. Qualidade. Tomada de decisão.

Resumo

O trabalho visa analisar a aplicação do método KJ ou o Diagrama de Afinidades em uma empresa pública no setor militar na ação de Atas de Registro de Preços. O método KJ é uma ferramenta gerencial da qualidade desenvolvida para esclarecer qualitativamente problemas não-estruturado, reunindo dados verbais a partir de situações confusas e desorganizadas. Desta forma, este trabalho apresenta uma análise de como a gestão da qualidade pode auxiliar o gestor para a elaboração do diagnóstico da situação-problema enfrentado, através do uso da ferramenta gerencial da qualidade. Com o intuito de discutir a relação entre a tomada de decisão e a qualidade da informação, levando-se em conta, a opinião dos gestores ou decisores no ambiente organizacional de uma empresa pública do setor militar. Foi observado que o uso das informações oriundas da ferramenta ainda ocorre de forma limitada pela empresa militar. Neste sentido, a gestão mais efetiva das etapas do processo de Atas de Registro de Preços por seus responsáveis deve ser feito para diminuir as falhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre da Silva Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Fagner José Coutinho Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente, aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção - PPGEP da Universidade Federal do Pernambuco (2016) e Pesquisador, Membro do Grupo de Pesquisa Planejamento e Análise de Sistema de Produção de Bens e Serviços - PLANASP (2014). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), pós-graduação em Gestão da Qualidade e produtividade pela Faculdade dos Guararapes (2014) e Mestrado Acadêmico em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Pernambuco.

Taciana de Barros Jerônimo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora lotada no Departamento de Administração da UFPE, doutora em Engenharia de Produção no PPGEP/UFPE.

Joás Tomaz de Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013).Atualmente Mestrando em Administração - PROPAD/UFPE.

Downloads

Publicado

01.07.2016

Como Citar

Melo, C. A. da S., Melo, F. J. C., Jerônimo, T. de B., & Aquino, J. T. de. (2016). Uso gerencial das ferramentas da qualidade pelo decisor: um estudo de caso sobre o problema de aquisição de materiais pelas Atas de Registro de Preços em uma empresa pública militar. Exacta, 14(2), 235–250. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n2.6234

Edição

Seção

Artigos