Análise da implementação do modelo multicritério de decisão: como o gestor observa a importância da decisão racional

Autores

  • Taciana de Barros Jerônimo Universidade Federal de Pernambuco
  • Fagner José Coutinho Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Joas Tomaz de Aquino Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6409

Palavras-chave:

Analytic Hierarchy Process. Decisão racional. ELECTRE TRI. SERVPERF.

Resumo

Neste trabalho, foi proposto um modelo para analisar como o gestor observa a importância da decisão racional em pequenas e médias empresas de tecnologia da informação. Assim, utilizaram-se os métodos SERVPERF, Analytic Hierarchy Process (AHP) e ELECTRE TRI. O SERVPERF serviu para avaliar a prestação de serviço conforme as necessidades dos clientes; o AHP, para identificar quais dimensões de serviços exigem maior atenção gerencial; já o ELECTRE TRI foi utilizado considerando-se as dificuldades do gestor em classificar a importância gerencial dos recursos e das restrições nas empresas de TI. Destaca-se que, para o gestor, o AHP foi considerado complexo para elaborar os pesos mediante análise comparativa de cada dimensão da qualidade do SERVPERF. Neste cenário, a contribuição do modelo racional é a capacidade que este oferece para o gestor em entender melhor as expectativas de sua clientela e proporcionar um maior grau de customização entre a empresa e seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana de Barros Jerônimo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora lotada no Departamento de Administração da UFPE, doutora em Engenharia de Produção no PPGEP/UFPE, Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco e Mestrado Acadêmico em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Pernambuco.

Fagner José Coutinho Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente, aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção - PPGEP da UFPE. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), pós-graduação em Gestão da Qualidade e produtividade pela Faculdade dos Guararapes (2014) e Mestrado Acadêmico em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Pernambuco.

Joas Tomaz de Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente Mestrando em Administração - PROPAD/UFPE.

Downloads

Publicado

30.09.2016

Como Citar

Jerônimo, T. de B., Melo, F. J. C., & Aquino, J. T. de. (2016). Análise da implementação do modelo multicritério de decisão: como o gestor observa a importância da decisão racional. Exacta, 14(3), 319–334. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6409

Edição

Seção

Artigos