Desacidificação do óleo de farelo de arroz durante o processo de extração líquido-líquido. Estudo da variação de solventes

Autores

  • Fabiana Maria Salvador Navarro Unicamp
  • Roberta Maria Salvador Navarro Unicamp
  • Luiz Carlos Bertevello Unicamp
  • Elias Basile Tambourgi Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v5i1.1041

Palavras-chave:

Desacidificação. Extração líquido-líquido. Óleo de farelo de arroz.

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se comparar a influência de uma solução de solventes com a de um único solvente no processo de desacidificação do óleo de farelo de arroz durante a extração líquido-líquido. Os resultados demonstraram que o etanol como solvente é mais eficiente na remoção de ácidos graxos do que a solução proposta neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Maria Salvador Navarro, Unicamp

Bolsista em Pesquisa do CNPq – Nível doutorado. Engenheira Química – Universidade Santa Cecília de Santos; Mestre e doutoranda em Engenharia Química – Unicamp.

Roberta Maria Salvador Navarro, Unicamp

Bolsista em Pesquisa do CNPq – Nível Doutorado. Engenheira Química – Universidade Santa Cecília de Santos; Mestre e doutoranda em Engenharia Química – Unicamp.

Luiz Carlos Bertevello, Unicamp

Engenheiro Químico – Centro Universitário da FEI; Mestre e doutor em Engenharia Química – Unicamp.

Elias Basile Tambourgi, Unicamp

Bolsista em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Mestre e Engenheiro Químico – Unicamp; Doutor em Engenharia Química – USP; Pós-doutorado – Universidade Técnica de Lisboa.

Downloads

Publicado

30.06.2007

Como Citar

Navarro, F. M. S., Navarro, R. M. S., Bertevello, L. C., & Tambourgi, E. B. (2007). Desacidificação do óleo de farelo de arroz durante o processo de extração líquido-líquido. Estudo da variação de solventes. Exacta, 5(1), 163–167. https://doi.org/10.5585/exacta.v5i1.1041

Edição

Seção

Artigos