Usando Realidade Virtual e Aumentada no Resgate e Valorização de Jogos Populares Antigos

Autores

  • Steicy Kelly Simi Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.
  • William Derek J. Dias Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.
  • Sidnei Alves de Araújo Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.
  • Wonder Alexandre Luz Alves Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v9i2.2731

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, jogo da velha, realidade aumentada, realidade virtual

Resumo

O desenvolvimento de jogos eletrônicos está em constante expansão, fazendo com que surjam inovações e melhorias nos gráficos tridimensionais, áudio e realismo para imersão do usuário ao mundo virtual. A aplicação de Realidade Aumentada (RA) em jogos tem contribuído ativamente para esse processo. É evidente o crescimento do uso de RA no mercado mundial, visto que empresas como Nintendo, Sony e Microsoft, por exemplo, já disponibilizam em seus consoles Wii, PS3 e Xbox, respectivamente, interatividade através da aplicação dessa tecnologia. Neste trabalho explora-se a aplicação da Realidade Virtual e Aumentada no resgate e valorização de jogos populares. Para este propósito, foi desenvolvido um jogo denominado ARGame, que é uma versão eletrônica do antigo e popular “Jogo da velha”.

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Biografia do Autor

Steicy Kelly Simi, Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.

Boutor em Engenharia Elétrica - EP/USP, Mestre em Engenharia Elétrica - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do curso de Ciência da Computação e Colaborador do Programa de Mestrado em Eng. de Produção da Universidade Nove de Julho.

William Derek J. Dias, Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Nove de Julho.

Sidnei Alves de Araújo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Nove de Julho.

Wonder Alexandre Luz Alves, Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP.

Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e Colaborador no Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho.

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Publicado

17.11.2011

Como Citar

Simi, S. K., Dias, W. D. J., Araújo, S. A. de, & Alves, W. A. L. (2011). Usando Realidade Virtual e Aumentada no Resgate e Valorização de Jogos Populares Antigos. Exacta, 9(2), 267–272. https://doi.org/10.5585/exacta.v9i2.2731

Edição

Seção

Artigos