Avaliação da mobilidade e acessibilidade no pólo gerador de viagens UPE/Unicap na cidade de Recife - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v11i1.19809

Palavras-chave:

Polo gerador de viagem, Mobilidade urbana sustentável, Modos ativos de transporte.

Resumo

Objetivo: Analisar a mobilidade no Polo Gerador de Viagens (PGV) UPE/UNICAP a partir da observação dos padrões de viagem, da opinião da população e as condições dos meios de transportes no acesso as universidades.

Metodologia: Questionário online com perguntas sobre as características dos deslocamentos, as motivações e barreiras para utilizá-los. Análise da mobilidade e acessibilidade do PGV utilizando o Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitários (IMSCamp) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Relevância: Responsável por muitos impactos no meio urbano, principalmente pela promoção do transporte individual motorizado, o setor de transportes ocasiona a degradação da mobilidade da população. Sob a ótica da sustentabilidade, a mobilidade deve ser analisada para identificar ações para o uso e ocupação do solo de forma a mitigar os danos causados ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

Resultados: O tempo médio do estudante que mora a 10 km de distância do PGV é 2,8 vezes superior ao dos estudantes que moram até 5 km de distância do mesmo. Os estudantes de graduação são mais adeptos aos modos ativos de transporte e campanhas de conscientização.

Contribuições: A partir do diagnóstico do quadro atual de mobilidade e a identificação das suas principais problemáticas, será possível auxiliar na proposição de melhorias e adequações que possibilitem a mobilidade urbana sustentável no PGV.

Conclusão: O contato com a discussão acerca de modos ativos de transporte e priorização do pedestre deixa os usuários mais propícios a reconsiderar o uso do automóvel particular.

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Biografia do Autor

Marcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo, Universidade de Pernambuco

É professora Adjunta II da Universidade de Pernambuco. Possui doutorado em Engenharia Civil, área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Universidade Federal de Pernambuco. Possui mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e graduação em Engenharia Cartográfica (2004) pela mesma universidade. Foi Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (2011-2013). Atua como revisora nas revistas Journal of Eletronic Imaging e Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada. Atua em pesquisa na área de Transportes, principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informações Geográficas, Banco de Dados Geográficos, Sensoriamento Remoto e Projeto Geométrico de Estradas.

Luiza Bandeira Rodrigues de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Engenheira Civil pela Universidade de Pernambuco, cursando Pós Graduação em Gestão e Desenho da Mobilidade Urbana Sustentável pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente trabalha na área de urbanismo, com projetos de paisagismo e sinalização viária. Desenvolve uma pesquisa junto ao Mobilize Brasil para avaliação da mobilidade urbana nas capitais brasileiras e quais as respectivas condições de circulação dos moradores nas calçadas, ciclovias, ônibus, trens, metrôs, barcas e outros modos de transportes públicos.

Bianca Oliveira Ferreira, Universidade Católica de Pernambuco

Arquiteta Urbanista pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). Realiza trabalhos na área de urbanismo, especialmente relativos ao desenvolvimento urbano sustentável, urbanismo tático e planejamento urbano. Desenvolve pesquisas na área de compacidade urbana e de soluções urbanas baseadas na natureza, com enfoque na requalificação de riachos urbanos e recuperação de paisagens urbanas.

Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Universidade de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em cooperação com Israel Institute of Technology - TECHNION (2012), doutorado em Engenharia Civil pela University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA - USA (2000), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1998), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996) e graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1995). Trabalhou como engenheira de tráfego na companhia Midwest Research Institute (MRI) fazendo parte da equipe de pesquisadores da área de segurança de trânsito na cidade de Kansas City nos Estados Unidos (2000-2002). Foi professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (2003-2005) e ingressou na UPE em 2006 como professora adjunta Nível III, e foi promovida a professora associada em 2011 e livre docente em 2013. Atuou como coordenadora setorial de Pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) na gestão 2009-2010, como coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil (PEC) da POLI/UPE na gestão 2010-2011; vice-líder do grupo de pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (2008-2011); e Gerente da Seção de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco (2014-2019). Atuou como professora visitante do Technion - Israel Institute of Technology (2011-2012) no departamento de gestão da construção e como pesquisadora visitante no Colorado State University - EUA no departamento de Gestão da Construção (2013-2018). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil da UPE (desde 2007), lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS cadastrado no CNPq (desde 2013), atua como representante dos professores Associados no Conselho de Gestão Acadêmica da POLI (CGA, desde 2013) e atua como Assessora de Relações Internacionais da POLI. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em segurança em transportes e sustentabilidade aplicada às construções.

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Publicado

14.03.2022

Como Citar

Macedo, M. R. O. B. C., Carvalho, L. B. R. de, Ferreira, B. O., & Kohlman Rabbani, E. R. (2022). Avaliação da mobilidade e acessibilidade no pólo gerador de viagens UPE/Unicap na cidade de Recife - PE. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 11(1), e19809. https://doi.org/10.5585/geas.v11i1.19809

Edição

Seção

Artigos