Antecedentes da arborização urbana à caminhabilidade:

um estudo exploratório no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v12i2.23476

Palavras-chave:

Arborização Urbana, Vegetação Urbana, Mobilidade Ativa, Caminhabilidade

Resumo

Objetivo do Estudo: Este estudo investiga se morar em uma casa cercada por árvores estimula a caminhada no contexto brasileiro. Buscamos a correlação entre o Índice de Cobertura Arbórea (ICA) no entorno do domicílio de cada participante e suas caminhadas semanais realizadas. Além disso, analisamos a correlação entre a percepção do participante sobre a caminhabilidade do bairro e o ICA em cinco dimensões: infra-estrutura para caminhada, segurança do crime, segurança de pedestres/trânsito, conectividade às ruas e acesso aos serviços.

Metodologia: Nove bairros foram selecionados; 3.042 participantes responderam a um questionário presencial, “Escala de mobilidade ativa no ambiente comunitário” (NEWS). As características ambientais individualizadas para o ambiente doméstico de cada participante foram calculadas com ferramentas de geoprocessamento.

Originalidade/Relevância: A promoção da mobilidade urbana ativa reduz as emissões de gases de efeito de estufa nas cidades, o que por sua vez contribui para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Uma cidade arborizada pode criar um ambiente mais caminhável, uma associação que carece de evidências empíricas na América do Sul.

Principais Resultados: Os resultados indicam que as características socioeconômicas do bairro exercem influência significativa nas predições do ICA sobre a percepção de caminhabilidade. Notavelmente, a presença de árvores fez com que os participantes que moram em bairros formais percebessem seu ambiente como mais seguro contra o crime. Além disso, níveis mais altos de ICA diminuem a percepção de serviços disponíveis em bairros de baixa e alta renda devido às áreas verdes mais inacessíveis.

Contribuições: Por fim, é pertinente que os órgãos de planejamento urbano reconheçam a contribuição das árvores para a qualidade de vida em geral, ampliando o conceito de “arborização urbana” para contemplar o impacto social e econômico da arborização urbana.

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Biografia do Autor

Fernanda de Moraes Goulart, Universidade de São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / São Paulo (SP)

Atualmente ingressa O Center for Health Facilities Design and Testing da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul. Possui o título de doutora pela FAU-Usp, na área de Tecnologia da Arquitetura, com o projeto de pesquisa "Qualidade Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais à Saúde Mental: Experiências de APO e Codesign em unidades CAPS-AD III", com financiamento pela FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2013). Mestrado na área de Psicologia Ambiental, sob orientação do prof. dr. Hartmut Günther, no departamento da PSTO-UnB com o tema "A contribuição da Arborização Urbana para a Mobilidade Ativa". Participa do Laboratório de Psicologia Ambiental, coordenado pelo Prof. Dr. Hartmut Günther e Prof. Dra. Isolda Günther, onde realiza pesquisas multidisciplinares e transculturais através dos projetos Mobilidade Urbana Saudável e Placemaking com Idosos (pesquisa da qual foi bolsista pela Economic and Social Research Council entre 2017 a 2018). Tem experiência prática na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando como pesquisadora independente nos seguintes temas: Psicologia Ambiental, Saúde Mental, Mobilidade Urbana e Avaliação Pós-Ocupação.

Hartmut Gunther, Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

Estudou psicologia nas universidades de Hamburg, Alemanha (1966-67) e de Marburg, Alemanha (1967-68) e possui graduação em Psicologia pelo Albion College, Michigan, EUA (1969). Realizou mestrado em psicologia experimental (AEC) na Western Michigan University (1970) e doutorado em Psicologia Social na University of California at Davis (1975). Professor emérito da Universidade de Brasília, atua, atualmente, como pesquisador colaborador sênior e coordenador do Laboratório de Psicologia Ambiental. Continua ensinando Psicologia Ambiental e Planejamento de Pesquisa. Realiza pesquisas no campo de psicologia ambiental, especialmente sobre qualidade de vida urbana e psicologia do trânsito.

Julio Celso Borello Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo

Professor Adjunto do Departamento de Urbanismo da UFRGS e do PROPUR, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutor em Engenharia de Transportes, com estágio CAPES PDSE no “Laboratório da Forma Urbana” da Universidade de Washington/EUA, dirigido por Anne Vernez-Moudon. Coordenador do PROPUR - Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão “Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades” da UFRGS. Pesquisador visitante em Mobilidade Urbana Saudável na Oxford Brookes University a convite do “Global Challenges Research Fund” em 2018. Pesquisador visitante em Mobilidade Urbana Saudável na Universidade de Hamburgo em 2022. Especialista em análise espacial, SIG e modelagem estatística, conduz pesquisas em Mobilidade Urbana e Saúde com métodos mistos. Foi editor da "RMU - Revista de Morfologia Urbana", periódico da rede "PNUM - Portuguese Network of Urban Morphology"

Eleonora D´Orsi, Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Saúde Pública. Campus Universitário

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Saúde Pública/Epidemiologia (1996) e doutorado em Saúde Pública/Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2003), pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (2008), pela University College London (2012) e pela Oxford Brookes University (2019) Atualmente é professora Titular do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Programa d Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC. Membro do Bernard Lown Scholar in Cardiovascular Health, Department of Global Health and Population, Harvard T.H. Chan School of Public Health. Coordenadora do estudo Epifloripa Idoso, que acompanha as condições de vida e saúde de uma coorte de idosos residentes em Florianópolis desde 2008, atualmente na quinta onda (epifloripa.paginas.ufsc.br). Membro do Observatório COVID-19 BR. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na área de Epidemiologia, atuando principalmente na linha de pesquisa Epidemiologia do Envelhecimento.

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Publicado

26.10.2023

Como Citar

Goulart, F. de M., Gunther, H., Borello Vargas, J. C., & D´Orsi, E. (2023). Antecedentes da arborização urbana à caminhabilidade: : um estudo exploratório no Brasil. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 12(2), e23476. https://doi.org/10.5585/geas.v12i2.23476

Edição

Seção

Mudanças climáticas e planejamento urbano: cenários e desafios
Métricas
  • Resumo 341
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