v. 4 n. 2 (2015): Maio - Agosto

					Visualizar v. 4 n. 2 (2015): Maio - Agosto

Editorial, v.4, n.2 (2015)

Caros leitores,

 

É com satisfação que publicamos a segunda edição do ano de 2015 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. Esta Revista consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Esta edição da Revista GeAS apresenta um conjunto de dez artigos, selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, de autores de diversos estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco;  denotando assim o amplo alcance nacional deste periódico.

O primeiro artigo “A Qualidade do Capital Social com Stakeholders: Fator de Desenvolvimento Espúrio ou Sustentável”, dos autores Paulo Thiago Nunes Bezerra de Melo, Hans Michael van Bellen, Elise Soerger Zaro, discute algumas proposições sobre a avaliação da qualidade do capital social constituído entre organizações e seus stakeholders como um fator de desenvolvimento regional.

O trabalho “Análise da Proposta Federal de Implementação da Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil”, dos autores Maria Rita Raimundo e Almeida, Tatiana Parreiras Martins, Daniel Rondinelli Roquetti, Nini Luferly Castillo Soto, analisa se as diretrizes que vêm sendo estabelecidas na prática da AAE local estão sendo consolidadas para a efetividade do uso desse instrumento para tomada de decisão no país.

Na sequência, o artigo “Deficiências no diagnóstico ambiental dos Estudos de Impacto Ambiental - EIAs”, dos autores Alexandre Nascimento de Almeida, Alexandre Coutinho Sertão, Philipe Ricardo Casemiro Soares, Humberto Angelo, analisa os problemas normalmente presentes no diagnóstico ambiental dos estudos de impacto ambiental conforme a percepção de um analista ambiental do IBAMA.

O trabalho “O isomorfismo nos relatórios de sustentabilidade: uma análise das empresas brasileiras que compõem o Dow Jones Sustainability Index”, dos autores Fellipe Andre Jacomossi, Rodrigo Moreira Casagrande e Luciano Gomes dos Reis, discute como as organizações brasileiras que participam do Dow Jones Sustainability Index demonstram suscetibilidade ao isomorfismo na elaboração de seus relatórios de sustentabilidade.

No quinto artigo “Impacto do ICMS ecológico nos investimentos em saneamento e gestão ambiental: análise dos municípios do Estado do Rio de Janeiro”, dos autores Simone Assis Ferreira, Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Márcio Marvila Pimenta, José Ricardo Maia de Siqueira, busca avaliar a contribuição do ICMS Ecológico para o desenvolvimento ambiental do estado do Rio de Janeiro.

No estudo “Entraves e perspectivas para a logística reversa do óleo lubrificante e suas embalagens”, os autores Jacques Demajorovic e Luis Alfredo Sencovici analisam os principais desafios e perspectivas para a implantação da logística reversa nas cadeias desses dois produtos.

O sétimo artigo intitulado “Avaliação do nível de sustentabilidade de um curtume gaúcho à luz do Sistema de Gestão Ambiental – SGA”, dos autores Gleberson de Santana dos Santos, Simone Sehnem, Marília Santos de Freitas, tem como propósito analisar o nível de sustentabilidade do curtume com vistas a identificar as ações sustentáveis adotadas e os programas ambientais nos quais a organização está engajada.

No artigo intitulado “Práticas sustentáveis de TI Verde em uma empresa educacional para fomentar a responsabilidade socioambiental”, os autores Floriana Nascimento Pontes, Fabio Giordano analisam as ações, estratégias e meios de conscientização adotados por uma empresa do ramo de educação, junto a seus clientes e a sociedade, no que tange às práticas sustentáveis de gestão de TI (Tecnologia da Informação) verde, com vistas a torná-la uma referência para outras empresas do ramo.

O artigo intitulado “Custo do gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS): Estudo de caso da unidade de terapia intensiva de infectologia de um hospital público em São Paulo”, dos autores Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Claudia da Cunha Komata Lino, Antonio de Oliveira Camargo Filho, realiza a estimativa de custo das fases do manejo de RSS da Unidade de Terapia Intensiva para o setor público.

Finalmente, o último artigo desta edição “O futuro da gestão socioambiental: uma análise critica sobre a crise ambiental brasileira”, de autoria de Luiz Alberto Leandro, Clandia Massini Gomes, Krishna Neffa Vieira de Castro e Elza Maria Neffa Vieira de Castro, tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a gestão socioambiental e a sua relação com a problemática da gestão governamental, das demandas sociais e das exigências do mercado.

Assim, a segunda edição da Revista GeAS de 2015 abrange uma gama de  temas relevantes e atuais de pesquisa empírica e aplicada sobre gestão ambiental e sustentabilidade como avaliação ambiental estratégica, estudos de impacto ambiental, relatórios e indicadores de sustentabilidade, ICMS ecológico, e gestão ambiental em empreendimentos de áreas de educação, saúde e de curtimento de couros, dentre outros. Os artigos apresentam resultados aplicáveis a organizações privadas, instituições públicas e outros contextos em distintas regiões do Brasil, que são de amplo interesse a professores, pesquisadores, gestores e sociedade em geral.

Agradecemos a contribuição e dedicação de todos os profissionais envolvidos na elaboração dessa edição, com destaque para os avaliadores, os membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, os revisores normativos e os assistentes editoriais e, também, aos autores que escolheram a Revista GeAS como o canal cientifico de divulgação das suas pesquisas.

 

 

Ótima leitura a todos!

 

Editora Cientifica

Profa. Dra. Claudia Terezinha Kniess

 

Editor Adjunto

Prof. Dr. Mauro Silva Ruiz

 

Publicado: 01.08.2015

Artigos

  • A Qualidade do Capital Social com Stakeholders: Fator de Desenvolvimento Espúrio ou Sustentável

    Paulo Thiago Nunes Bezerra de Melo, Hans Michael van Bellen, Elise Soerger Zaro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.194
  • Análise da Proposta Federal de Implementação da Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil

    Maria Rita Raimundo e Almeida, Daniel Rondinelli Roquetti, Tatiana Parreiras Martins, Nini Luferly Castillo Soto
    18-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.292
  • Deficiências no Diagnóstico Ambiental dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA)

    Alexandre Nascimento de Almeida, Alexandre Coutinho Sertão, Philipe Ricardo Casemiro Soares, Humberto Angelo
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.168
  • O Isomorfismo nos Relatórios de Sustentabilidade: Uma Análise das Empresas Brasileiras que Compõem o Dow Jones Sustainability INDEX

    Luciano Gomes dos Reis, Fellipe Andre Jacomossi, Rodrigo Moreira Casagrande
    49-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.176
  • Impacto do ICMS Ecológico nos Investimentos em Saneamento e Gestão Ambiental: Análise dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro

    Simone Assis Ferreira, Márcio Marvila Pimenta, Marcelo Álvaro da Silva Macedo, José Ricardo Maia de Siqueira
    65-82
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.222
  • Avaliação do Nível de Sustentabilidade de um Curtume Gaúcho à Luz do Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

    Gleberson de Santana dos Santos, Simone Sehnem, Marília Santos de Freitas
    102-117
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.253
  • Práticas De TI Verde em uma Empresa Educacional para Fomentar a Responsabilidade Socioambiental

    Floriana Nascimento Pontes, Fabio Giordano
    118- 126
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.246
  • Custo de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS): Estudo de Caso da Unidade de Terapia Intensiva de Infectologia de Um Hospital Público em São Paulo

    Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Denise Mathias, Claudia da Cunha Komata
    127-143
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.289
  • O Futuro da Gestão Socioambiental: Uma Análise Critica Sobre a Crise Ambiental Brasileira

    Luiz Alberto Leandro, Clandia Maffini Gomes, Krishna Neffa Vieira de Castro, Elza Maria Neffa Vieira de Castro
    144-162
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.322
  • Entraves e Perspectivas para a Logística Reversa do Óleo Lubrificante e suas Embalagens

    Luis Alfredo Sencovici, Jacques Demajorovic
    83-101
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.167