Vol. 3 Núm. 3 (2014): Setembro - Dezembro

					Ver Vol. 3 Núm. 3 (2014): Setembro - Dezembro

Editorial, v.3, n.3 (2014)

 

Caros leitores,

É com satisfação que publicamos a última edição do ano de 2014 da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Revista GeAS. A Revista GeAS consolida-se a cada edição como um importante meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que contribuem com o avanço das pesquisas na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Ressalta-se a mudança da periodicidade da Revista GeAS, que a partir do ano de 2014 passou a ser quadrimestral, atendendo a demanda da comunidade acadêmica por espaços conceituados de publicação na área de Gestão ambiental e Sustentabilidade. A terceira edição da Revista GeAS, compõe-se de artigos recebidos de autores de diversos estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Pernambuco e Rondônia.

A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review, que abrangeram  temáticas de interesse no contexto acadêmico e empresarial, como também da comunidade de modo geral. Os artigos discutem temas relacionados a certificações socioambientais, resíduos sólidos urbanos, práticas de sustentabilidade ambiental, ecoeficiência, responsabilidade social corporativa, redes de cooperação entre empresas, produção biodinâmica, entre outros.

O primeiro artigo intitulado “A Relação entre Empresas com Certificações Socioambientais e Empresas com Certificação de Qualidade”, dos autores Mauro Luiz Martens, Jeniffer de Nadae e Maly Monteiro de Carvalho, teve como objetivo verificar a relação entre empresas com certificações socioambientais (ISO9001, ISO14001, NBR16001, OHSAS18000 e SA8000) e empresas com sistema de gestão da qualidade certificado (ISO9001), considerando indicadores de desempenho.

O segundo trabalho “Comparação entre as Massas de Resíduos Sólidos Urbanos Coletadas na Cidade de São Paulo por Meio de Coleta Seletiva e Domiciliar”,  os autores João Alexandre Paschoalin Filho, Franciane Freitas Silveira, Eliana Gonçalves da Luz e Ronaldo Barbato de Oliveira apresentaram um estudo resultante do acompanhamento mensal realizado no ano de 2013 das massas de resíduos sólidos urbanos encaminhadas para estações de triagem localizadas na cidade de São Paulo de maneira a poder se comparar os montantes advindos de coleta domiciliar convencional e aqueles provenientes de coleta seletiva.

O artigo “Perfil da Produção Científica sobre Organizações Ambientalistas”, dos autores José Kennedy Lopes Silva e Osmar Siena, teve como foco investigar o que tem sido publicado sobre organizações ambientalistas e, a partir disso, analisar as características das publicações relacionadas às discussões sobre essas instituições.

Na sequência, o estudo “Análise das Práticas de Gestão Ambiental de Empresas Situadas (Sediadas) no Estado de Minas Gerais – Brasil na Ótica da Ecoeficiência” dos autores Ana Carolina Vasconcelos Colares e Márcia Athayde Matias, descreveu o perfil de empresas mineiras de médio e grande porte quanto às práticas de gestão ambiental que têm potencial de levar à ecoeficiência.

O trabalho “A Disseminação das Estratégias Corporativas Baseadas no Balanced Scorecard - BSC: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Prestação de Serviços Ambientais”, dos autores Maria do Carmo Assis Todorov, Cibele Barsalini Martins, Sergio Bomfim Martins e Márcia Cristina Zago Novaretti, buscou analisar como ocorre a disseminação das estratégias corporativas baseadas no Balanced Scorecard - BSC por meio de um estudo de caso em uma empresa que presta serviços ambientais.

No sexto artigo “Fatores de Risco Evidenciados pelas Maiores Empresas Listadas na BM&FBovespa”, dos autores Roberto Carlos Klann, Fernanda Kreuzberg e Franciele Beck, o objetivo consistiu em identificar os tipos de risco evidenciados nos formulários de referência das maiores empresas de cada setor listadas na BM&FBovespa.

No estudo “As Práticas de Sustentabilidade Ambiental e suas Influências na Nova Formatação Institucional das Organizações”, os autores Dafne Oliveira Carlos de Morais, Natália Queiroz da Silva Oliveira e Elnivan Moreira de Souza, apresentaram um ensaio teórico que adotou como objetivo convergir considerações entre práticas de sustentabilidade ambiental e suas influências na nova formatação institucional das organizações sob a lente da Teoria Institucional.

O oitavo artigo intitulado “Redes e Responsabilidade Social Corporativa: um Estudo de Caso”, dos autores Adriana Teixeira Bastos, Francineide da Silva Fernandes Vieira, Artur Gomes de Oliveira e Odéssia Fernanda Gomes de Assis, visou contribuir para a elucidação de questões relacionadas aos temas responsabilidade social corporativa (RSC) e redes de cooperação entre empresas.

O artigo intitulado “Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial em Websites Corporativos: Estudo Comparado com Grandes Empresas de Países Emergentes”, dos autores José Milton de Sousa-Filho, Lilian Soares Outtes Wanderley, Rafael Lucian e  Koen van der Kooy,  analisou  a comunicação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pela internet baseado no conjunto de indicadores denominado Índice de comunicação da responsabilidade social pela web (CSRIDOW).

Finalmente, o último artigo desta edição “Gestão Ambiental a Partir da Produção Biodinâmica: Uma Alternativa à Sustentabilidade em uma Vinícola Catarinense”, que tem com autores  Jamir Rauta, Julie Rossatto Fagundes e Simone Sehnem, buscou a partir de um estudo de caso realizado  na Vinícola Santa Augusta - VSA, entender o processo de produção biodinâmica e sua contribuição para a sustentabilidade do empreendimento e do ambiente.

Agradecemos a contribuição de todos os profissionais envolvidos pela dedicação para a elaboração dessa edição: avaliadores, membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico, revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal cientifico de divulgação para as suas pesquisas.

 

Ótima leitura a todos!

 

Editora Cientifica

Profa. Dra. Claudia Teresinha Kniess

 

Editor Adjunto

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

 

Publicado: 2015-01-07

Artigos

  • LA RELACIÓN ENTRE LAS EMPRESAS CON CERTIFICACIONES SOCIALES Y AMBIENTALES Y LAS EMPRESAS CON CERTIFICACIÓN DE CALIDAD

    Mauro Luiz Martens, Jeniffer de Nadae, Maly Monteiro de Carvalho
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.190
  • COMPARACIÓN ENTRE LAS MASAS DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS RECOGIDAS EN LA CIUDAD DE SAO PAULO MEDIANTE COLECTA SELECTIVA Y DEL HOGAR

    João Alexandre Paschoalin Filho, Franciene Freitas Silveira, Eliana Gonçalves da Luz, Ronaldo Barbato de Oliveira
    19-33
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.208
  • PERFIL DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE ORGANIZACIONES AMBIENTALES

    José Kennedy Lopes Silva, Osmar Siena
    34-47
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.119
  • ANÁLISIS DE LAS PRÁCTICAS DE GESTIÓN AMBIENTAL DE LAS EMPRESAS SITUADAS EN EL ESTADO DE MINAS GERAIS – BRASIL EN LA PERSPECTIVA DE ECO-EFICIENCIA

    Ana Carolina Vasconcelos Colares, Márcia Athayde Matias
    48-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.75
  • LIBERACIÓN DE ESTRATEGIAS EMPRESARIALES BASADAS EN EL CUADRO DE MANDO INTEGRAL - BSC: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA EMPRESA DE SERVICIOS AMBIENTALES

    Maria do Carmo Assis Todorov, Cibele Barsalini Martins, Sergio Bomfim Martins, Márcia Cristina Zago Novaretti
    65-77
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.195
  • FACTORES DE RIESGO MOSTRADAS POR GRANDES EMPRESAS COTIZADAS EN BM & FBOVESPA

    Roberto Carlos Klann, Fernanda Kreuzberg, Franciele Beck
    78-89
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.95
  • PRÁCTICAS DE SOSTENIBILIDAD AMBIENTAL Y SUS INFLUENCIAS EN EL NUEVO FORMATO INSTITUCIONAL DE LAS ORGANIZACIONES

    Dafne Oliveira Carlos de Morais, Natália Queiroz da Silva Oliveira, Elnivan Moreira de Souza
    90-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.108
  • RED Y RESPONSABILIDAD SOCIAL CORPORATIVA: UN ESTUDIO DE CASO

    Adriana Teixeira Bastos, Francineide da Silva Fernandes Vieira, Artur Gomes de Oliveira, Odéssia Fernanda Gomes de Assis
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.164
  • Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial em Websites Corporativos: Estudo Comparado com Grandes Empresas de Países Emergentes

    José Milton de Sousa-Filho, Lilian Soares Outtes Wanderley, Rafael Lucian, Koen van der Kooy
    122-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.65
  • GESTIÓN AMBIENTAL DE PRODUCCIÓN BIODINÁMICA: UNA ALTERNATIVA PARA LA SOSTENIBILIDAD EN UNA VINICULTURA CATARINENSE

    Jamir Rauta, Julie Rossatto Fagundes, Simone Sehnem
    135-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.156