Desafios para o Gerenciamento de Pilhas e Baterias Pós-Uso: Proposição de Projeto de Lei Sobre o e-lixo na Cidade de Rio Claro – SP

Autores

  • Maíra Rubini Ruiz
  • Rui Alexandre Christofoletti
  • Luana Ianara Rubini Ruiz
  • Edival Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v1i2.21

Palavras-chave:

Gestão de Pilhas e Baterias, Resíduos Elétricos e Eletrônicos, Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as ações políticas e educacionais relacionadas à proposição de um projeto de lei enfocando a gestão de pilhas e baterias, apresentado no Parlamento Jovem de Rio Claro – SP. As ações políticas relacionam-se ao encaminhamento e tramitação do projeto de lei para apresentação na Câmara de Vereadores e as ações educacionais referem-se à criação de um programa de educação ambiental junto às escolas públicas municipais para orientação de descarte de pilhas e baterias. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS, Lei 12.305, de 2010) introduziu necessidade de mecanismos para se efetivar a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto e a logística reversa. Essa lei insere as pilhas e baterias na categoria de resíduos tóxicos. O estudo contemplou a análise das iniciativas de coleta de pilhas e baterias existentes na cidade de Rio Claro – SP visando a tratamento em grandes centros, tendo como premissa sua logística reversa. O programa de educação ambiental obteve o reconhecimento da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) e da Secretaria Municipal de Educação. Também fazendo parte das ações políticas, um requerimento para reforma dos ecopontos públicos existentes na cidade foi aprovado no Parlamento Jovem e encaminhado à Sepladema.

Downloads

Downloads

Publicado

20.12.2012

Como Citar

Ruiz, M. R., Christofoletti, R. A., Ruiz, L. I. R., & Silva, E. L. da. (2012). Desafios para o Gerenciamento de Pilhas e Baterias Pós-Uso: Proposição de Projeto de Lei Sobre o e-lixo na Cidade de Rio Claro – SP. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 1(2), 29–50. https://doi.org/10.5585/geas.v1i2.21

Edição

Seção

Artigos
Crossref
2
Scopus
0
Cláudia Magalhães do Valle (2022)
O ensino de química e o tema “resíduos sólidos” no contexto da aprendizagem por projetos. Nexus - Revista de Extensão do IFAM, 69.
10.31417/nexus.v1i11.486
Elizabete Maria Bellini, Ronualdo Marques , Claudia Regina Xavier (2022)
UM ESTUDO SOBRE A ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DE PILHAS E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. Revista Contemporânea, 2(5), 619.
10.56083/RCV2N5-006
Citations
  • Citation Indexes: 2
Captures
  • Readers: 7
Métricas
  • Resumo 382
  • PDF 256