Imitação e Inovação na Moda: Mapeando o Processo Criativo no Segmento de "Modinha" em uma Feira Regional
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.104Palabras clave:
Moda, Inovação, Criação pela Imitação, Estratégias Inovativas, MarketingResumen
A moda é reconhecida pela efemeridade, resultando em seu curto ciclo de vida, visto que as mudanças constantes tornam o que anteriormente era considerado “na moda” obsoleto (Emídio & Sabione, 2010). Neste mercado, inovar e agir antes dos concorrentes, acelerar o lançamento dos produtos, reduzir os prazos de concepção e de colocação de novos itens no mercado é condição de sobrevivência (Lipovetsky, 2007). Um fator central na difusão da moda é a imitação, pois esta promove, simultaneamente, obsolescência e inovação, obrigando produtores a criarem periodicamente (Caulkins et al., 2007; Pesendorfer, 1995). Como objeto de pesquisa tem-se a “modinha”, roupa feminina que segue as tendências da mídia, sendo a cópia, com ou sem alteração, para o mercado de massa (Avelar, 2009; Victor, 2007), nesta pesquisa, a “Feira da José Avelino”. Essa feira reúne semanalmente centenas de fabricantes de confecção em uma metrópole do nordeste brasileiro que tem se consolidado como polo de moda. Assim, propôs-se identificar o processo de inovação nas empresas de confecção de modinha nessa Feira. A pesquisa foi realizada através de uma survey e os dados foram obtidos com um questionário aplicado com 78 feirantes. Foi realizada uma análise descritivo-exploratória dos dados. Encontrou-se que, contrariando a expectativa, uma formalidade considerável, com 49 dos 78 entrevistados com CNPJ; seus clientes são pequenos varejistas; e seus concorrentes são os feirantes. Com relação à criação de modelos de roupas, os feirantes pesquisam em várias fontes e afirmaram imitar modelos provenientes dessas fontes, contudo procuram fazer alterações.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 International Journal of Innovation
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El(Los) autor(es) autoriza(n) la publicación del texto en la revista;
El(Los) autor(es) garantizan que la contribución es original e inédita y que no está siendo evaluada en otra(s) revista(s);
La revista no se hace responsable de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos, ya que son responsabilidad exclusiva de su(s) autor(es);
Los editores se reservan el derecho de realizar ajustes textuales y adaptarse a las reglas de la publicación.
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (ej. Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto) en http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html