Imitação e Inovação na Moda: Mapeando o Processo Criativo no Segmento de "Modinha" em uma Feira Regional
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.104Palavras-chave:
Moda, Inovação, Criação pela Imitação, Estratégias Inovativas, MarketingResumo
A moda é reconhecida pela efemeridade, resultando em seu curto ciclo de vida, visto que as mudanças constantes tornam o que anteriormente era considerado “na moda” obsoleto (Emídio & Sabione, 2010). Neste mercado, inovar e agir antes dos concorrentes, acelerar o lançamento dos produtos, reduzir os prazos de concepção e de colocação de novos itens no mercado é condição de sobrevivência (Lipovetsky, 2007). Um fator central na difusão da moda é a imitação, pois esta promove, simultaneamente, obsolescência e inovação, obrigando produtores a criarem periodicamente (Caulkins et al., 2007; Pesendorfer, 1995). Como objeto de pesquisa tem-se a “modinha”, roupa feminina que segue as tendências da mídia, sendo a cópia, com ou sem alteração, para o mercado de massa (Avelar, 2009; Victor, 2007), nesta pesquisa, a “Feira da José Avelino”. Essa feira reúne semanalmente centenas de fabricantes de confecção em uma metrópole do nordeste brasileiro que tem se consolidado como polo de moda. Assim, propôs-se identificar o processo de inovação nas empresas de confecção de modinha nessa Feira. A pesquisa foi realizada através de uma survey e os dados foram obtidos com um questionário aplicado com 78 feirantes. Foi realizada uma análise descritivo-exploratória dos dados. Encontrou-se que, contrariando a expectativa, uma formalidade considerável, com 49 dos 78 entrevistados com CNPJ; seus clientes são pequenos varejistas; e seus concorrentes são os feirantes. Com relação à criação de modelos de roupas, os feirantes pesquisam em várias fontes e afirmaram imitar modelos provenientes dessas fontes, contudo procuram fazer alterações.Downloads
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