Políticas de Inovação: um estudo comparativo entre Brasil e França

Autores

  • Graciela Dias Coelho Jones Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v5i2.78

Palavras-chave:

Inovação, Política de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento

Resumo

O objetivo do presente estudo é apresentar um comparativo entre as principais ações promovidas para incentivar a inovação pela França, bem como o estágio atual das iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em relação ao Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que quanto aos procedimentos para o seu desenvolvimento classifica-se como bibliográfica e documental. A técnica de coleta de dados foi documental e teve como fonte de dados documentos primários e secundários, oriundos de arquivos públicos e de fontes estatísticas. Para o levantamento dos dados brasileiros para o desenvolvimento do presente estudo, foi utilizado como base informacional a quinta edição da Pesquisa de Inovação (PINTEC 2011). Para o levantamento dos dados da França foi utilizado o Relatório da OECD do ano de 2014 “Reviews of Innovation Policy France 2014”.  Para a apresentação dos resultados do estudo foram utilizados quadros comparativos e tabelas. Como resultados do presente estudo podem ser destacados, entre outros: A França é um país com uma longa tradição científica e técnica, e desempenha um papel significativo no mundo, nesta área. Por outro lado, o Brasil apresenta uma das menores proporções de P&D e de exportação de alta tecnologia em relação ao PIB. A realização do presente estudo trouxe um importante diagnóstico: existe uma temática ampla e com vasto campo para pesquisa que ainda é pouco explorado por pesquisadores brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Administração de Empresas - linha Finanças Estratégicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Docente na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

 

Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Economia pela New School for Social Research. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

30.08.2017

Como Citar

Jones, G. D. C., & Basso, L. F. C. (2017). Políticas de Inovação: um estudo comparativo entre Brasil e França. International Journal of Innovation – IJI, 5(2), 222–233. https://doi.org/10.5585/iji.v5i2.78

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.