Impulsionamento da inovação e empreendedorismo em universidade brasileira no contexto da pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22369

Palavras-chave:

Inovação tecnológica, Empreendedorismo, Universidade, Relato de experiência, Covid-19.

Resumo

A gestão da inovação e empreendedorismo em universidades brasileiras têm sido objeto de evidência e importância, tornando-se ainda mais clara sua importância em decorrência da pandemia do Covid-19. Este relato de técnico narra a criação e impulsionamento da Agência UFTM de Inovação (AGUIN), setor responsável pelo crescimento e divulgação de uma cultura empreendedora e de inovação dentro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Utilizando-se de pesquisa amplamente exploratória e descritiva, foi traçada a evolução e contextualização da AGUIN através de uma análise e discussão de dados oriundos de diversos documentos. Assim foi possível confirmar a necessidade da aproximação da universidade com o setor produtivo apoiando-se na teoria da Tríplice Hélice no intuito de evidenciar e concretizar o papel da inovação e empreendedorismo em prol da sociedade. Considerando que a mudança para uma cultura de inovação e empreendedorismo nas universidades é tarefa gradual que enseja diversas ações, o presente relato age como uma ferramenta de aprendizado a gestores de outras instituições no sentido de entender a realidade da UFTM e os mecanismos até então utilizados por esta.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Naves Arantes, C., Lopes Coêlho, B., Moura Miranda, D., & Pereira Rosentino Junior, A. J. (2022). Impulsionamento da inovação e empreendedorismo em universidade brasileira no contexto da pandemia do Covid-19. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 10(2), 201–218. https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22369

Edição

Seção

Relatos técnicos