Maturidade da transformação digital em MPEs
uma possibilidade baseada na matriz de importância-desempenho
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v12i1.25673Palavras-chave:
maturidade digital, estudo de casos múltiplos, pequenas empresasResumo
Em um cenário de transformação digital intensa e de mudanças rápidas, é necessário contar com ferramentas que sejam eficazes para determinar a maturidade digital, principalmente em pequenos negócios. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo adaptado, baseado na matriz de importância-desempenho, para mensurar a maturidade da transformação digital em micro e pequenas empresas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, utilizando como método o estudo de casos múltiplos em MPEs situadas no Rio de Janeiro. Como resultado, foi possível determinar o nível de maturidade digital de cada negócio estudado, além de indicar quais aspectos avaliados necessitam de ações para uma transformação digital efetiva. Concluiu-se que o modelo proposto se mostrou eficaz como ferramenta de medição da maturidade da transformação digital, permitindo ainda utilizá-lo no estudo de outros fenômenos tecnológicos em pesquisas futuras.
Downloads
Referências
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 2021. Maturidade digital das MPEs brasileiras. Disponível em: https://api.abdi.com.br/file-manager/upload/files/Mapa_da_Digitalização_das_MPEs_Brasileiras__1___1_.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.
Carneiro, C. 2018. O estudo de casos múltiplos: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, v.29, n.2. p. 314-321. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-656420170151. Acesso em: 20 mar. 2023.
Chiavenato, I. 2022. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Coelho, P.R.; Lima, J.F.; Oliveira, R.P. 2022. Modelos de Avaliação de Maturidade Digital: Um Comparativo. Brazilian Journal of Development, v.8, n.1, p. 7553-7568. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-506. Acesso em: 01 nov. 2022.
Cruvinel, I.B. 2020. Marketing digital em tempos de pandemia. Gestão e Tecnologia – Faculdade Delta, v.1, 30ed. p. 85-113. Disponível em: https://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/57/44. Acesso em: 23 set. 2022.
Fontgalland Filho, G.; Fontgalland, I.L. 2021. Technological growth: a Brazil-World evolution and re-adaptation after COVID-19. E-Acadêmica, v.2, n.3, e022333. Disponível em: https://doi.org/10.52076/eacad-v2i3.33. Acesso em: 22 set. 2022.
Fundação Getúlio Vargas (FGV). 2020. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 5ed. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/info_impacto_5a_edicao.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
Gabriel, M.; Kiso, R. 2021. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Gil, A.C. 2019. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. 2021. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 1ed. Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Morais, F. 2020. Transformação digital: como a inovação digital pode ajudar seu negócio nos próximos anos. 1ed. Editora Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Portal da Industria. 2020. Qual a definição de micro e pequena empresa? Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/micro-e-pequena-empresa/. Acesso em: Acesso em: 01 out. 2022.
Rogers, D.L. 2021. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. 1ed. Editora Autêntica Business, São Paulo, SP, Brasil.
Salles, C.M.S. 2021. Transformação digital em tempos de pandemia. Estudos e negócios Academics. n1. p. 91-100. Disponível em: https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/22/19. Acesso em: 23 set. 2022.
Schweitzer, C. 2021. Inovação, Digitalização, Transformação digital: um guia sobre os três mais importantes conceitos para as empresas prosperarem na nova economia. 1ed. Editora Unità, Campinas, SP, Brasil.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). 2018. Pequenos negócios em números. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 01 out. 2022.
Siebel, T.M. 2021. Transformação digital: como sobreviver e prosperar em uma era de extinção em massa. 1ed. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Silva, F.P. da; Alves, A.; Córdova Júnior, R.S.; Dias, I.A.M.; Duarte, M.F. 2018. Gestão da inovação. 1ed. Editora SAGAH, Porto Alegre, RS, Brasil.
Slack, N.; Brandon-Jones, A. Johnston, R. 2018. Administração da produção. 8ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Yin, R.K. 2015. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ed. Editora Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Raposo, Washington Sales do Monte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.