Gestão da Inovação e Seus Impactos no Processo de Internacionalização da Marcopolo S/A.
Resumo
Esse relato técnico busca descrever e analisar os principais passos do processo de planejamento e gestão da inovação na Marcopolo S.A., com ênfase no formato da internalização da empresa. Para a realização deste estudo optou-se pela pesquisa de natureza bibliográfica e documental por meio de um estudo de caso. As categorias analisadas neste estudo foram estruturadas no formato de um modelo conceitual abordando as seguintes categorias: internacionalização, inovação, foco no cliente e equipe e papel da liderança. Os resultados encontrados possibilitaram identificar que a empresa buscou em seu processo de internacionalização o foco nos clientes para com isso obter expressivos resultados que possibilitassem diminuir a sua dependência do mercado brasileiro. Concluiu-se desta forma que a Marcopolo S.A. vem conquistando resultados expressivos ao longo das últimas décadas, fato este comprovado por todo seu crescimento e expansão geográfica, tendo como principal ferramenta o formato de execução de sua gestão em inovação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.38
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Ed de Almeida Carlos, Pablo Padilha

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC
e-ISSN: 2318-9851
www.revistaiptec.org
Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC ©2022 Todos os direitos reservados.
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional