As oportunidades criadas pela COVID 19 no ensino do direito dos contratos: uma ligeira reflexão sobre práticas docentes raramente postas em prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v21n2.19132

Palavras-chave:

COVID-19, ensino jurídico, direito dos contratos

Resumo

O texto analisa os desafios e oportunidades criados pela Pandemia de COVID-19 para o (re)pensar do ensino do Direito dos Contratos. Aponta que a tragédia dos contratos, contratantes e relações contratuais desnudam a valia de competências e atitudes costumeiramente não entregues pelas Faculdades de Direito. A partir de revisão de literatura e de dados disponíveis, argumenta a indispensabilidade de um compromisso do ensino jurídico com práticas negociais e com a construção de soluções agregadoras de valor para problemas jurídicos complexos, sobretudo na seara contratual.

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Biografia do Autor

André Luiz Arnt Ramos, Universidade Estadual de Ponta Grossa / Ponta Grossa, PR

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Grupo de Pesquisa Virada de Copérnico (UFPR). Associado ao Instituto dos Advogados do Paraná, ao Instituto Brasileiro de Direito Contratual e ao Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil. Advogado.

Marcos Catalan, Universidade La Salle / Canoas, RS

Pós-Doutor pela Facultat de Dret de la Universitat de Barcelona. Doutor summa cum laude em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Negocial pela UEL. Professor no Mestrado em Direito e Sociedade da Unilassale e da Unisinos. Pesquisador visitante no IUAV (Veneza, Itália). Professor Visitante na Facultad de Derecho da Universidad de la Republica (Uruguay). Advogado parecerista.

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Publicado

17.11.2022

Como Citar

RAMOS, André Luiz Arnt; CATALAN, Marcos. As oportunidades criadas pela COVID 19 no ensino do direito dos contratos: uma ligeira reflexão sobre práticas docentes raramente postas em prática. Prisma Juridico, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 427–444, 2022. DOI: 10.5585/prismaj.v21n2.19132. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/19132. Acesso em: 1 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos