A crise do Estado de Bem-Estar, a ruptura neoliberal e a resistência do homo politicus:
uma análise a partir da obra de Wendy Brown
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.23878Palavras-chave:
direitos humanos, desigualdade, justiça social, neoliberalismoResumo
O processo de formação do Estado de Bem-Estar Social teve, como marco inicial, o final da Primeira Guerra Mundial e começou a entrar em crise com a crise do petróleo. Neste momento, a economia, em âmbito global, passou da conhecida era da expansão para o período denominado de estagnação com a inflação alta. Isto impulsionou a socialização das ideias neoliberais. A partir da obra de Wendy Brown sobre o projeto neoliberal, o presente trabalho tem como objetivos entender as principais ideias neoliberais (formuladas principalmente por Milton Friedman e Friedrich A. Hayek) e algumas consequências do processo de (re)mercadorização das diversas esferas da vida coletiva consolidada nas últimas décadas. Entre estas, destacam-se o enfraquecimento dos direitos humanos e da cultura da igualdade e um aumento significativo do populismo e da violência. O método utilizado para a persecução da investigação foi o hipotético-dedutivo e a técnica de pesquisa foi a bibliográfica.
Downloads
Referências
BROWN, Wendy. El pueblo sin atributos: La secreta revolución del neoliberalismo. Barcelona: Malpaso Editorial, 2017.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. Tradução de Mario A. Marino, Eduardo Altheman C. Santos. São Paulo: Editora Filosofia Politeia, 2019.
BROWN, Wendy. Undoing the demos: neoliberalism’s stealth revolution. Brooklyn, New York: Zone Books, 2015.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Arte Nova, 1977.
FRIEDMAN, Milton. Milton Friedman: Livre para Escolher - 1. O poder do mercado. YouTube: Assis Junir, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VtwnqXVHhbU. Acesso em: 14 nov. 2023.
FRIEDMAN, Milton; FRIEDMAN, Rose. Livre para escolher: um depoimento pessoal. Tradução de Ligia Filgueiras. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
GALEANO, Eduardo Hughes. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Tradução de Sergio Faraco. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2011.
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Tradução de Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.
NUNES, António José Avelãs. O keynesianismo e a contra-revolução monetarista. Coimbra: Coimbra, 1991.
PAINE, Thomas. Agrarian Justice: A revolutionary proposal to use taxation to fund pensions. New Jersey, USA: A&D Books, 2014.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. Tradução de Edson Bini. 2. ed. Bauru: Edipro, 2015.
STOFFAËS, Christian. A crise da economia mundial. Tradução de Miguel Serras Pereira e João Faria. Lisboa: Dom Quixote, 1991.
THUROW, Lester Carl. O futuro do capitalismo. Como as forças econômicas moldam o mundo de amanhã. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilmar Antonio Bedin, Luís Gustavo Gomes Flores, Laura Mallmann Marcht
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.