Justiça e Eficácia no conflito possessório: o problema da ordem e da decisão Posse – conflito – Direito Privado - função social

Autores

  • Gilson Ferreira Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v11n2.3691

Palavras-chave:

Posse – conflito – Direito Privado - função social

Resumo

Constrói-se o Estado Liberal a partir da atomização dos sujeitos e da sua libertação do modelo transcendental da Idade Média e do Antigo Regime. Com a secularização da sociedade, torna-se possível a autonomia do indivíduo e o exercício da liberdade pressuposta a partir da limitação do próprio Estado, que para isso, precisava garantir aos indivíduos não apenas a sua liberdade, senão também e igualmente, a propriedade. Como uma decorrência lógica de todo esse redesenho principiológico, a intervenção do Estado na estrutura e economia, não se opera apenas no espaço do Estado-Legislador, ou seja, no plano normativo com a edição de sucessivas normas que impliquem, no plano da concretude da vida, os princípios orientadores, mas igual e especialmente, no espaço de atuação do Estado-juiz, que se estende para além das fronteiras da vida privada, porque em quando se trata do fenômeno possessório, as decisões do Estado-Legislador e do Estado-Juiz estendem seus efeitos para muito além desses umbrais e interstícios do público e do privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.07.2013

Como Citar

FERREIRA, Gilson. Justiça e Eficácia no conflito possessório: o problema da ordem e da decisão Posse – conflito – Direito Privado - função social. Prisma Juridico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 407–428, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v11n2.3691. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3691. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos