O império como conflito: Chalmers Johnson e a política externa norte-americana

Autores

  • Roberto Bueno Pinto Universidade Federal de Uberlãndia

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v12n1.4078

Palavras-chave:

Direito Internacional, relações internacionais, império, USA, Chalmers Johnson

Resumo

Este artigo visa analisar a noção de conflito em sua projeção nas relações internacionais a partir da ótica de Chalmers Johnson, ancorando a argumentação em uma interpretação antropológica e geopolítica da função de poder, especialmente focando a análise das relações de poder estabelecidas pelo balizamento da alta tensão exercida pela política externa norte-americana. Partindo desta contextualização teórica, este artigo assume como seu objeto a ideia de que a crítica de Johnson encontra-se centralizada não em uma perspectiva política do imperialismo mas, isto sim, econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bueno Pinto, Universidade Federal de Uberlãndia

Professor Doutor Adjunto I da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Graduação do Programa de Pós-Graduação em Direito Público da UFU. Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia do Direito e Teoria do Estado pelo UNIVEM. Especialista em Ciência Política e Direito Constitucional pelo Centro de Estudos Constitucionais de Madrid (CEC). Estágio doutoral em Filosofia do Direito na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Downloads

Publicado

10.09.2013

Como Citar

PINTO, Roberto Bueno. O império como conflito: Chalmers Johnson e a política externa norte-americana. Prisma Juridico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 387–405, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v12n1.4078. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4078. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos