As dimensões e perspectivas do direito fundamental ao livre desenvolvimento da personalidade

Autores

  • Cristhian Magnus De Marco Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Matheus Felipe de Castro Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v12n1.4253

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Direito da Personalidade, Desenvolvimento da Personalidade.

Resumo

O estudo jurídico do direito da personalidade ganhou renovação e importância com o fenômeno da constitucionalização do direito civil. Assim, o objetivo deste artigo é trabalhar com alguns conceitos difundidos na dogmática brasileira dos direitos fundamentais, aplicando-os ao direito da personalidade. Realiza-se uma análise das gerações históricas ou dimensões de direitos humanos, relacionando-as com necessidade de garantir-se o direito ao livre desenvolvimento da personalidade. São, ainda, objeto de discussão, as perspectivas defensivas e prestacionais, subjetivas e objetivas dos direitos fundamentais. Ao final, ressalta-se a importância de uma compreensão ampla de direito da personalidade, associada diretamente às necessidades da dignidade humana, com base em normas jurídicas nacionais e internacionais. Percebe-se, com efeito, que o direito geral da personalidade é capaz de abranger todas aquelas situações peculiares, essenciais para salvaguardar a pessoa humana em seus elementos constitutivos, de liberdade e autonomia, que não estejam protegidos em outros direitos fundamentais específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Magnus De Marco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Mestrado em Direitos Fundamentais da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Matheus Felipe de Castro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

é Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor adjunto de Direito Penal do Departamento de Direito da UFSC, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Direito da UNOESC e advogado criminalista em Florianópolis-SC. E-mail: matheusfelipedecastro@gmail.com.

Downloads

Publicado

10.09.2013

Como Citar

DE MARCO, Cristhian Magnus; DE CASTRO, Matheus Felipe. As dimensões e perspectivas do direito fundamental ao livre desenvolvimento da personalidade. Prisma Juridico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 13–49, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v12n1.4253. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4253. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos