A desproporcionalidade da adoção do “valor da operação” como base de cálculo das multas por descumprimento de deveres instrumentais tributários

Autores

  • Ubaldo Cesar Balthazar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Sena Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v12n1.4354

Palavras-chave:

Obrigações acessórias, deveres instrumentais, multas tributárias, base de cálculo, proporcionalidade

Resumo

O artigo pretende verificar acerca da possibilidade que tem o legislador, por livre escolha, de eleger base de cálculo para a multa por descumprimento dos deveres instrumentais, valendo-se de critério mais ao sabor das conveniências da Fazenda pública. O objetivo do estudo é buscar identificar se a escolha do “valor da operação” como base de cálculo da multa de natureza tributária se apresenta medida razoável e proporcional à infração cometida pelo sujeito passivo. Para tanto, é feita uma análise das chamadas obrigações acessórias, conceito, características, identificando-as como deveres instrumentais, sem conteúdo patrimonial. Seu descumprimento induz à fixação de diferentes espécies de multas, que são detidamente estudadas, concluindo-se pela impossibilidade de fixação de multas tendo como base de cálculo o chamado “valor da operação”, por ser critério desarrazoado e desproporcional, indutor de verdadeira exação com efeito de confisco, vedado pela Constituição Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.09.2013

Como Citar

BALTHAZAR, Ubaldo Cesar; VIEIRA, Carolina Sena. A desproporcionalidade da adoção do “valor da operação” como base de cálculo das multas por descumprimento de deveres instrumentais tributários. Prisma Juridico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 155–200, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v12n1.4354. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4354. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos