A Construção Política do Povo e os Direitos Fundamentais – reflexões acerca da viabilidade de uma construção jurídico-política do povo na obra recente de Ernesto Laclau

Autores

  • Leonardo Monteiro Crespo de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v14n1.4502

Palavras-chave:

Populismo, Laclau, Direitos Fundamentais

Resumo

Este artigo busca mostrar a relação entre populismo e antagonismo na mais recente obra de Ernesto Laclau, On Populist Reason. É nela que Laclau desenvolve uma concepção peculiar do populismo enquanto lógica política, e não mais como uma manobra de cunho assistencialista, como comumente é entendida. Desvinculado de qualquer tipo de ideologia particular, o populismo é uma forma de enunciação de demandas populares insatisfeitas. Sustentamos que é possível mobilizar os direitos fundamentais para apontar os déficits de efetividade responsáveis por ignorar essas demandas populares. Muito embora o populismo possa adquirir tonalidades opressivas, sustentamos que a construção política do povo orientada para a concretização dos direitos fundamentais pode o fortalecimento da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Monteiro Crespo de Almeida

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE; Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE; Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo; Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

Downloads

Publicado

19.02.2016

Como Citar

ALMEIDA, Leonardo Monteiro Crespo de. A Construção Política do Povo e os Direitos Fundamentais – reflexões acerca da viabilidade de uma construção jurídico-política do povo na obra recente de Ernesto Laclau. Prisma Juridico, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 187–206, 2016. DOI: 10.5585/prismaj.v14n1.4502. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4502. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos