A Lei 13.300/16 que regula o Mandado de Injunção: opção ativista ou dialógica?

Autores

  • Fábio José Silva de Assis PPGD - UFRJ
  • José Ribas Vieira PPGD - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v16n2.7305

Palavras-chave:

Diálogos Constitucionais. Mandado de Injunção. Participação Popular. Ativismo.

Resumo

Dentre os instrumentos constitucionais de garantia cidadã, o Mandado de Injunção permanecia, até pouco tempo atrás, sem regulamentação legislativa. A omissão legislativa não impediu que a cidadania se apropriasse do instituto e o utilizasse largamente para demandar ao Judiciário a concretização de direitos fundamentais. Depois de um lento processo de consolidação, foi criada, em 2016, a lei do mandado de injunção. Contudo, diante das teorias que pugnam por um retorno da soberania popular aos debates constitucionais, em especial o constitucionalismo popular e o constitucionalismo democrático, e as teorias dialógicas que indicam o necessário debate entre as diversas instituições e poderes, cabe indagar sobre a necessária abertura procedimental do mandado de injunção às fórmulas de participação popular na jurisdição constitucional. A partir desta concepção teórica, o objetivo do artigo é examinar o Mandado de Injunção, utilizando-se de pesquisa documental, jurisprudencial e de revisão bibliográfica no campo do direito constitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José Silva de Assis, PPGD - UFRJ

Mestre em Teorias Jurídicas Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

José Ribas Vieira, PPGD - UFRJ

Professor titular de Teoria do Direito e Direito Constitucional da “Universidade Federal Fluminense” (UFF). Professor Associado da “Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro” (PUC-RIO). Professor Titular de Teoria do Estado da “Universidade Federal do Rio de Janeiro” (UFRJ). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutor pela Universite de Montpellier I. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência Política pelo Ohio University. Link para o Lattes: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783060P1>.

Downloads

Publicado

26.12.2017

Como Citar

ASSIS, Fábio José Silva de; VIEIRA, José Ribas. A Lei 13.300/16 que regula o Mandado de Injunção: opção ativista ou dialógica?. Prisma Juridico, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 314–340, 2017. DOI: 10.5585/prismaj.v16n2.7305. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7305. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos