A importância das class actions para a evolução do processo coletivo brasileiro

Autores

  • Luciano Picoli Gagno Universidade Vila Velha
  • Thiago Felipe Vargas Simões Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v17n1.7772

Palavras-chave:

Processo coletivo. Requisitos de admissibilidade. Tipos de ações coletivas. Decisão de admissão.

Resumo

No presente artigo foi investigada a contribuição que a experiência norte-americana com as class actions poderia oferecer ao processo coletivo brasileiro e a ideia de coletivização de processos individuais. A partir dessa proposta, foram analisados institutos da Rule 23 ligados aos requisitos de admissibilidade das class actions, aos tipos de class actions admissíveis e à certification order, que é a decisão judicial por meio da qual uma demanda é recebida como coletiva no sistema estadunidense. Todos esses institutos foram analisados de maneira comparativa e interativa em relação aos institutos do sistema brasileiro, com o objetivo de se buscar um aprimoramento do modelo de resolução de conflitos coletivos existente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Picoli Gagno, Universidade Vila Velha

Doutor em Direito Processual pela USP, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Professor de Direito Processual Civil na UVV e na FESV. Advogado.

Thiago Felipe Vargas Simões, Universidade Vila Velha

Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Professor de Direito Civil na UVV. Advogado.

Downloads

Publicado

03.07.2018

Como Citar

GAGNO, Luciano Picoli; SIMÕES, Thiago Felipe Vargas. A importância das class actions para a evolução do processo coletivo brasileiro. Prisma Juridico, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 117–136, 2018. DOI: 10.5585/prismaj.v17n1.7772. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7772. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos