A importância das class actions para a evolução do processo coletivo brasileiro

Autores/as

  • Luciano Picoli Gagno Universidade Vila Velha
  • Thiago Felipe Vargas Simões Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v17n1.7772

Palabras clave:

Processo coletivo. Requisitos de admissibilidade. Tipos de ações coletivas. Decisão de admissão.

Resumen

No presente artigo foi investigada a contribuição que a experiência norte-americana com as class actions poderia oferecer ao processo coletivo brasileiro e a ideia de coletivização de processos individuais. A partir dessa proposta, foram analisados institutos da Rule 23 ligados aos requisitos de admissibilidade das class actions, aos tipos de class actions admissíveis e à certification order, que é a decisão judicial por meio da qual uma demanda é recebida como coletiva no sistema estadunidense. Todos esses institutos foram analisados de maneira comparativa e interativa em relação aos institutos do sistema brasileiro, com o objetivo de se buscar um aprimoramento do modelo de resolução de conflitos coletivos existente no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Picoli Gagno, Universidade Vila Velha

Doutor em Direito Processual pela USP, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Professor de Direito Processual Civil na UVV e na FESV. Advogado.

Thiago Felipe Vargas Simões, Universidade Vila Velha

Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Professor de Direito Civil na UVV. Advogado.

Publicado

2018-07-03

Cómo citar

GAGNO, Luciano Picoli; SIMÕES, Thiago Felipe Vargas. A importância das class actions para a evolução do processo coletivo brasileiro. Prisma Juridico, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 117–136, 2018. DOI: 10.5585/prismaj.v17n1.7772. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7772. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos