A criação da Agência Nacional de Mineração (ANM) na transição do marco regulatório minerário: avaliação crítica da Medida Provisória 791/2017 e a sustentabilidade socioambiental

Autores

  • Felipe Magalhães Bambirra Unicentro Alves Faria
  • Diógenes Faria De Carvalho Unicentro Alves Faria
  • Diógenes Faria De Carvalho Unicentro Alves Faria

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v17n1.7828

Palavras-chave:

Mineração e sustentabilidade. Direito Constitucional Econômico. Direito Ambiental.

Resumo

 

O artigo busca refletir, a partir de uma perspectiva crítica, sobre a reforma da regulação no setor minerário, em especial a partir da recente criação da Agência Nacional de Mineração por meio da Medida Provisória nº 791/2017, à luz do princípio da sustentabilidade socioambiental, com previsão no art. 3º, II, c/c art. 170, VI, art. 219 e art. 225 da Constituição Federal de 1988. Trata-se de pesquisa teórica, de cunho exploratório, utilizando-se como técnica de pesquisa a bibliográfica e, em específico, de modo crítico, a análise legal, tendo em vista as disposições constitucionais e internacionais sobre o tema. Inicialmente, buscou-se contextualizar brevemente a citada reforma no cenário econômico nacional, bem como foi avaliado, considerando os mecanismos jurídicos disponíveis, se a criação da Agência Nacional de Mineração contribui para o aperfeiçoamento do marco regulatório da atividade minerária no país.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Magalhães Bambirra, Unicentro Alves Faria

Mestre e Doutor em Direito (UFMG), com período de pesquisa na Alemanha (Max-Plack Institute – Heidelberg e Univertät zu Köln). Pós-Doutor em Direitos Humanos (UFG). Professor do UNICENTRO ALFA (GO), FADISP (SP), e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG). E-mail fmbambirra@gmail.com.

Diógenes Faria De Carvalho, Unicentro Alves Faria

Prof. de Direito do Consumidor

Diógenes Faria De Carvalho, Unicentro Alves Faria

Pós-Doutorado em Andamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Psicologia (Economia Comportamental) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GOIÁS). Mestrado em Direito Econômico pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Professor Adjunto da Universidade Federal de Goias (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás - (PUCGO), Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). E-mail: dfcarvalho01@hotmail.com.

Downloads

Publicado

03.07.2018

Como Citar

BAMBIRRA, Felipe Magalhães; DE CARVALHO, Diógenes Faria; DE CARVALHO, Diógenes Faria. A criação da Agência Nacional de Mineração (ANM) na transição do marco regulatório minerário: avaliação crítica da Medida Provisória 791/2017 e a sustentabilidade socioambiental. Prisma Juridico, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 137–158, 2018. DOI: 10.5585/prismaj.v17n1.7828. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7828. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos