Os direitos sociais dos servidores públicos à luz da redefinição da supremacia do interesse público no Estado Democrático de Direito

Autores/as

  • Juliana Brina Corrêa Lima de Carvalho PUC/MG. Harvard University. TRE/MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v11n2.3399

Resumen

O presente artigo pretende repensar a natureza dos direitos sociais do servidor público, no modelo participativo-consensual instaurado pelo Estado Democrático de Direito, tendo em vista a tutela da situação jurídica do agente. Na análise de tal objeto, o trabalho obedeceu à técnica de pesquisa teórica e ao processo de estudo interdisciplinar. Inicialmente, estudaremos os direitos sociais conferidos pela Constituição de 1988 aos servidores públicos. Em seguida, analisaremos a evolução do consensualismo no Direito Administrativo, especialmente a partir da transição do Estado Liberal para o Estado Social e Democrático de Direito. A seguir, buscaremos redefinir a noção de interesse público, tendo em vista o vetor da dignidade da pessoa humana. Por fim, a partir de tal noção, tentaremos repensar a concepção acerca dos direitos sociais do servidor público. PALAVRAS-CHAVE: direitos sociais; Estado Democrático de Direito; servidores públicos; interesse público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Brina Corrêa Lima de Carvalho, PUC/MG. Harvard University. TRE/MG

Aluna do curso de Especialização em Direitos Humanos, Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (2011). Aluna do curso de extensão em Direito Constitucional e em Direitos Humanos em Harvard University. Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009). Especialista em Controle da Administração Pública pela Universidade Gama Filho – UGF (2005). Assessora no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG.

Publicado

2013-07-01

Cómo citar

CARVALHO, Juliana Brina Corrêa Lima de. Os direitos sociais dos servidores públicos à luz da redefinição da supremacia do interesse público no Estado Democrático de Direito. Prisma Juridico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 229–262, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v11n2.3399. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3399. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos