Notas sobre a história dos direitos da velhice no Brasil

Autores/as

  • Eneida Gonçalves de Macedo Haddad UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v2i0.533

Palabras clave:

velhice, políticas públicas, assistência social, previdência social, neoliberalismo.

Resumen

Durante as últimas décadas, a velhice tornou-se visível no Brasil, com o significativo aumento da população com mais de sessenta anos. Os primeiros projetos de políticas públicas para a velhice datam dos anos 70, independentemente da experiência acumulada pela filantropia privada. Todavia, se no discurso, o Estado brasileiro anuncia a intenção de encontrar caminhos que garantam uma melhor qualidade de vida na velhice, concretamente, nem sequer a Política Nacional do Idoso conseguiu se firmar no âmbito dos direitos sociais. Ante a situação econômico-política gerada pela orientação neoliberal, o Estado brasileiro incorporou o discurso político dos credores internacionais. O padrão de previdência que, paulatinamente, vem sendo implantado contrapõe-se a uma seguridade social afinada com os interesses da maior parte da popular.o brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eneida Gonçalves de Macedo Haddad, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Sociologia pela USP; Coordenadora Adjunta e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCrim; Professora de Sociologia Jurídica na FAAP e UNINOVE.

Publicado

2008-02-13

Cómo citar

HADDAD, Eneida Gonçalves de Macedo. Notas sobre a história dos direitos da velhice no Brasil. Prisma Juridico, [S. l.], v. 2, p. 107–120, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v2i0.533. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/533. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a