Notas sobre a história dos direitos da velhice no Brasil

Autores

  • Eneida Gonçalves de Macedo Haddad UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v2i0.533

Palavras-chave:

velhice, políticas públicas, assistência social, previdência social, neoliberalismo.

Resumo

Durante as últimas décadas, a velhice tornou-se visível no Brasil, com o significativo aumento da população com mais de sessenta anos. Os primeiros projetos de políticas públicas para a velhice datam dos anos 70, independentemente da experiência acumulada pela filantropia privada. Todavia, se no discurso, o Estado brasileiro anuncia a intenção de encontrar caminhos que garantam uma melhor qualidade de vida na velhice, concretamente, nem sequer a Política Nacional do Idoso conseguiu se firmar no âmbito dos direitos sociais. Ante a situação econômico-política gerada pela orientação neoliberal, o Estado brasileiro incorporou o discurso político dos credores internacionais. O padrão de previdência que, paulatinamente, vem sendo implantado contrapõe-se a uma seguridade social afinada com os interesses da maior parte da popular.o brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Eneida Gonçalves de Macedo Haddad, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Sociologia pela USP; Coordenadora Adjunta e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCrim; Professora de Sociologia Jurídica na FAAP e UNINOVE.

Publicado

2008-02-13

Como Citar

HADDAD, Eneida Gonçalves de Macedo. Notas sobre a história dos direitos da velhice no Brasil. Prisma Juridico, [S. l.], v. 2, p. 107–120, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v2i0.533. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/533. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)