Devido processo penal midiático: análise da opinião pública frente à punição

Autores/as

  • Roberta Eggert Poll Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Aline Pires de Souza Machado de Castilhos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v17n1.7605

Palabras clave:

Processo Penal. Mídia. Devido Processo Legal. Controle.

Resumen

Após longo tempo de opressões propagadas durante o absolutismo o Estado assumiu para si o dever de punir os delinquentes, implantando critérios de justiça para todos, cuja observância é obrigatória e independentemente da existência de opressão midiática. Verdade seja dita: vivemos em um momento delicado no qual os discursos estão cada vez mais inflados de modo a suscitar a ira, a raiva, e a antipatia naqueles que desconhecem as origens dos problemas criminológicos. Não é excesso dizer que no processo penal midiático o magistrado se torna refém da mídia punitiva e opressora. Importante destacar que o respeito às garantias fundamentais do acusado não se confunde com impunidade. O processo penal não pode ser encarado como um instrumento a serviço do ius puniendi do Estado, e sim como um limitador deste poder e garantidor dos direitos do indivíduo a ele submetido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Eggert Poll, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Advogada Criminalista, vinculada ao Conselho Seccional do Rio Grande do Sul. Atuante na área junto à Fayet Advocacia Criminal. Mestranda em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Público (2013). Graduada em Direito pela UNESA (2010). Autora de publicações e artigos em revistas especializadas.

Aline Pires de Souza Machado de Castilhos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Auxiliar de Juiz junto a 12º Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto de Alegre. Mestranda em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Penal e Política Criminal – sistema constitucional e direitos humano pela UFRGS (2005). Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

alinepirescastilhos@gmail.com

Publicado

2018-07-03

Cómo citar

POLL, Roberta Eggert; CASTILHOS, Aline Pires de Souza Machado de. Devido processo penal midiático: análise da opinião pública frente à punição. Prisma Juridico, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 39–57, 2018. DOI: 10.5585/prismaj.v17n1.7605. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7605. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos