Teoria dos precedentes à brasileira e a destemporalização da decisão jurídica

Autores

  • Jânia Maria Lopes Saldanha UNISINOS
  • Fernando Hoffmam UNISINOS
  • Thaís Salvadori Gracia UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v12n1.4021

Palavras-chave:

Teoria da Decisão, Hermenêutica, Neoliberalismo, Súmulas, Temporalidade.

Resumo

A cultura jurídico-decisória brasileira vem marcada por uma reprodução aconteudística de enunciados sumulares descontextualizados em relação ao caso concreto e, com isso, fora do tempo, fora do mundo. Tal cultura nasce ligada umbilicalmente ao paradigma político-econômico neoliberal que busca a construção de um mercado de decisões para o mercado, marcadas pelo congelamento conteudístico da decisão jurídica, sob o pretexto de dando segurança ao decidir, acelerar o processo decisório. No entanto, em meio ao paradigma do Estado Democrático de Direito é mister decidir com os olhos no caso concreto e na mundanidade que o circunda. Dessa forma, propõe-se a construção de um espaço-tempo jurídico-decisório de integridade e coerência que leve a sério o caso concreto, assentado em uma teoria da decisão jurídica hermeneuticamente adequada ao seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânia Maria Lopes Saldanha, UNISINOS

Doutora em Direito pela UNISINOS/Université de Toulousse, e pós-doutorado no Collège de France. Mestre em Integração Latino-Americana pela UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação da UNISINOS e do Curso de Direito da UFSM.

Fernando Hoffmam, UNISINOS

Mestrando em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista PROSUP/CAPES. Especializando em Direito na Sociedade da Informação pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Thaís Salvadori Gracia, UNISINOS

Graduanda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Downloads

Publicado

10.09.2013

Como Citar

LOPES SALDANHA, Jânia Maria; HOFFMAM, Fernando; SALVADORI GRACIA, Thaís. Teoria dos precedentes à brasileira e a destemporalização da decisão jurídica. Prisma Juridico, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 319–346, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v12n1.4021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4021. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos