Os Contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau

Autores

  • Josuel Stenio da Paixão Ribeiro Unicamp Unisversidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v16n1.6863

Palavras-chave:

Contratualismo. Hobbes. Locke. Rousseau.

Resumo

Trata-se de uma análise a respeito dos autores pioneiros do contratualismo. Para tanto, esse artigo está subdividido em algumas seções: a primeira busca fazer uma introdução ao tema explorando o conjunto de elementos que constitui o Estado moderno, intencionando ainda fazer uma breve distinção entre a teoria dos naturalistas e dos contratualistas. A segunda é uma releitura da teoria hobbesiana da passagem do estado de natureza para sociedade civil, em que se observa a “domesticação” da natureza do homem. Na terceira seção, o que está em questão é a teoria do liberal John Locke, autor que tem na propriedade privada e na liberdade o cerne do pacto social. Na quarta e última seção trabalha-se a teoria do contrato social de Rousseau, que é um dos autores mais significativos e influentes em termos de teoria política e grande influenciador da Revolução Francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Josuel Stenio da Paixão Ribeiro, Unicamp Unisversidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, sendo Bacharel, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (linha de pesquisa: Pensamento Social e Políticas Públicas) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", também é Especialista no Ensino de Sociologia pela USP - Universidade de São Paulo. 

Publicado

2017-11-30

Como Citar

RIBEIRO, Josuel Stenio da Paixão. Os Contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau. Prisma Juridico, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 2–24, 2017. DOI: 10.5585/prismaj.v16n1.6863. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/6863. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos