Os Contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau

Autores

  • Josuel Stenio da Paixão Ribeiro Unicamp Unisversidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v16n1.6863

Palavras-chave:

Contratualismo. Hobbes. Locke. Rousseau.

Resumo

Trata-se de uma análise a respeito dos autores pioneiros do contratualismo. Para tanto, esse artigo está subdividido em algumas seções: a primeira busca fazer uma introdução ao tema explorando o conjunto de elementos que constitui o Estado moderno, intencionando ainda fazer uma breve distinção entre a teoria dos naturalistas e dos contratualistas. A segunda é uma releitura da teoria hobbesiana da passagem do estado de natureza para sociedade civil, em que se observa a “domesticação” da natureza do homem. Na terceira seção, o que está em questão é a teoria do liberal John Locke, autor que tem na propriedade privada e na liberdade o cerne do pacto social. Na quarta e última seção trabalha-se a teoria do contrato social de Rousseau, que é um dos autores mais significativos e influentes em termos de teoria política e grande influenciador da Revolução Francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josuel Stenio da Paixão Ribeiro, Unicamp Unisversidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, sendo Bacharel, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (linha de pesquisa: Pensamento Social e Políticas Públicas) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", também é Especialista no Ensino de Sociologia pela USP - Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

30.11.2017

Como Citar

RIBEIRO, Josuel Stenio da Paixão. Os Contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau. Prisma Juridico, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 2–24, 2017. DOI: 10.5585/prismaj.v16n1.6863. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/6863. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos