Atividades Física, Educativa e de Dança: Um Estudo dos Valores Pessoais dos Consumidores Idosos
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2251Palabras clave:
Comportamento do consumidor idoso. Valores pessoais. Atividade física, atividade educativa e atividade de dança.Resumen
Este artigo apresenta como objetivo principal identificar os valores pessoais dos consumidores idosos dos serviços de atividades física, educativa e de dança, sob o aspecto motivacional hedônico e utilitário. Adotou-se o modelo de cadeia meios-fim de Gutman (1982), o qual sugere que a pesquisa deve utilizar uma abordagem qualitativa através da entrevista em profundidade no levantamento dos dados e da análise de conteúdo. Uma fase da metodologia é quantitativa, decorrente da tabulação das conseqüências e valores em tabelas, visando construir os mapas hierárquicos, os quais se constituem em diagramas de freqüência. Por meio dos resultados indicados nos mapas hierárquicos de valor foi possível observar que os valores e benefícios associados à participação em cada atividade são tanto de interesse individual quanto coletivo, e tanto de natureza hedônica quanto utilitária. Constatou-se através dos resultados, a identificação de valores convergentes e divergentes apontando o perfil heterogêneo do consumidor idoso indicando que a cultura, as vivências, as experiências e as realidades atuais corroboram para a manifestação de um valor pessoal característico na sua vida. E nas situações de compra e utilização de serviços, apresentam como meta a aquisição de novas amizades e a experimentação de momentos variados (com novidades) na vida diária. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2251Descargas
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Publicado
2012-02-14
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Kelly, L. T. S. (2012). Atividades Física, Educativa e de Dança: Um Estudo dos Valores Pessoais dos Consumidores Idosos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(3), 24–45. https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2251
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