Diretrizes para Autores
Diretrizes Gerais de Redação
• 1. O artigo submetido à ReMark será avaliado primordialmente quanto a seu mérito científico;
• 2. Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association - APA e deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12 em espaço 1,5. O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm);
• 3. O artigo deve possuir no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo: Título, resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract, keywords, introdução, metodologia, análise e discussão dos resultados, conclusões e as referências;
• 4. O resumo e as palavras-chave do artigo, na língua original do trabalho e em inglês, não devem ultrapassar 250 palavras;
Adoção do resumo estruturado:
Em substituição ao resumo comum, a ReMArk solicita aos autores a elaboração de um resumo estruturado contemplando:
a) Objetivo do estudo (obrigatório)
b) Metodologia/abordagem (obrigatório)
c) Principais resultados (obrigatório)
d) Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório)
e) Relevância/originalidade (obrigatório)
f) Implicações para a gestão ou sociais (opcional)
Composição do resumo estruturado
(máximo 250 palavras + título + palavras chave = em português e inglês)
Título do trabalho
Objetivo (obrigatório): Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever
Método (obrigatório): Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.
Originalidade/Relevância (obrigatório): Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.
Resultados (obrigatório): Indicar suscintamente os principais resultados alcançados.
Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
Contribuições sociais / para a gestão (opcional): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho.
• 5. Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações (preto e branco ou coloridas) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10;
• 6. O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
• 7. O Artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
• 8. O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a política editorial;
• 9. O autor que tem um artigo em processo de avaliação não deve submeter outro até receber a avaliação final da submissão;
• 10. O Editor pode ou não aceitar um artigo após o mesmo ter sido avaliado pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review), o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas;
• 11. O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
• 12. O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
• 13. O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e a revisão normatival;
• 14. Os autores cujos artigos sejam aprovados para publicação na ReMarkdeverão fornecer uma versão em inglês da última versão do trabalho em um prazo de 45 dias. A tradução deve ser realizada por um nativo ou um tradutor com experiência nesta atividade;
• 15. No sistema OJS, adotado pela ReMark, o autor(es) terá a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;
• 16. O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o autor(es) pode acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema;
• 17. O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
• 18. As avaliações são feitas em formulário de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa;
• 19. O artigo deve ser submetido somente online pelo site https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=login
Processo de Avaliação por Pares
O processo de avaliação de artigos submetidos à
Revista Brasileira de Marketing - REMark é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o
desk review e a avaliação pelos pareceristas. Na
desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de marketing. Quando necessário, os editores também envolvem membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão. Em geral sugere-se periódicos alternativos.
Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o marketing, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.
Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.