Política de Ética
Este periódico está comprometido com a ética e a qualidade na publicação. Apoiamo-nos em padrões de comportamento ético esperados para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o revisor por pares e o editor. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.
Deveres dos Editores:
- Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas da comissão editorial da revista e restrito por requisitos legais, como difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar a comissão editorial ou revisores na tomada de decisões.
- Jogo justo: O editor deve avaliar os manuscritos pelo seu conteúdo intelectual, sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.
- Confidencialidade: O editor e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito submetido para ninguém além do autor correspondente, revisores, possíveis revisores, outros conselheiros editoriais e o editor, conforme apropriado.
- Divulgação e Conflitos de Interesse: O editor não deve usar informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor. O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha conflitos de interesse resultantes de relações competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições relacionadas aos artigos.
- Envolvimento e cooperação em investigações: O editor deve adotar medidas razoáveis de resposta quando houver queixas éticas sobre um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Deveres dos Revisores:
- Contribuição para a decisão editorial: A revisão por pares auxilia o editor a tomar decisões editoriais e, por meio da comunicação editorial com o autor, pode também ajudar o autor a melhorar o artigo.
- Pontualidade: Qualquer revisor selecionado que se sinta incapaz de revisar a pesquisa apresentada em um manuscrito ou saiba que não poderá fazer a revisão de forma pontual deve notificar o editor e se desculpar de participar do processo de revisão.
- Confidencialidade: Todo manuscrito recebido para revisão deve ser tratado como um documento confidencial. Não deve ser mostrado ou discutido com outras pessoas.
- Padrões de objetividade: As revisões devem ser feitas de forma objetiva, e os revisores devem expressar suas opiniões de forma clara, com argumentos de apoio.
- Reconhecimento das fontes: Revisores por pares devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores. O revisor também deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado, do qual tenha conhecimento pessoal.
- Divulgação e conflitos de interesse: Informações ou ideias privilegiadas obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não devem ser usadas para vantagem pessoal. Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições relacionadas aos artigos.
Deveres dos Autores:
- Padrões de relato: Autores de relatórios de pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, assim como uma discussão objetiva de sua significância. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. O artigo deve conter detalhes suficientes e referências para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou deliberadamente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
- Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que escreveram trabalhos inteiramente originais e, caso tenham utilizado trabalhos e/ou palavras de outros, estes devem ser devidamente citados ou referenciados. O plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
- Publicação múltipla, redundante ou simultânea: Em geral, um autor não deve publicar manuscritos descrevendo a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação principal. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e/ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
- Reconhecimento das fontes: O devido reconhecimento ao trabalho de outros deve ser sempre dado. Os autores devem citar publicações que foram influentes na determinação da natureza do trabalho relatado. Informações obtidas de forma privada, como em conversas, correspondências ou discussões com terceiros, não devem ser usadas ou reportadas sem a permissão explícita e por escrito da fonte. Informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como revisão de manuscritos ou aplicações de financiamento, não devem ser usadas sem a permissão explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
- Autoria do artigo: A autoria deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos os que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Onde houver outros que participaram de certos aspectos substanciais do projeto de pesquisa, devem ser reconhecidos ou listados como colaboradores. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores apropriados e nenhum coautor inadequado esteja incluído no artigo, e que todos os coautores tenham visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com sua submissão para publicação.
- Divulgação e conflitos de interesse: Todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito de interesse financeiro ou outro que possa ser interpretado como influenciador dos resultados ou da interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
- Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar prontamente o editor da revista ou o editor e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.
Deveres do Editor:
Estamos comprometidos em garantir que a publicidade, reimpressões ou outras receitas comerciais não tenham impacto ou influência nas decisões editoriais.
*Esta declaração é baseada nas recomendações da Elsevier e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas do COPE