Varejo no Brasil – Resgate Histórico e Tendências
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3897Palavras-chave:
História do Varejo. Varejo no Brasil. Merchandising. Comércio Eletrônico. Omnichannel.Resumo
Objetivo: Este estudo faz um resgate histórico sobre a evolução do varejo no Brasil, retratando a trajetória do comércio varejista desde a descoberta do ouro no interior até os dias atuais, fazendo um paralelo entre as mudanças sociais, econômicas e políticas no país e as transformações por que passou o varejo no decorrer desse processo.
Método: O estudo foi desenvolvido por meio de extensa pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações, artigos científicos e periódicos nacionais e internacionais, sob uma perspectiva histórica e um formato cronológico e descritivo, enfatizando momentos emblemáticos para a evolução varejista no Brasil.
Originalidade/relevância: Este estudo preenche uma lacuna na literatura de marketing sobre a história do varejo no Brasil, contribuindo para o incremento de novas perspectivas de estudo na área, lançando luzes sobre aspectos pouco conhecidos do varejo no Brasil.
Resultados: O artigo retrata a trajetória do comércio varejista no Brasil até os dias atuais, descrevendo a evolução ao longo do tempo. O estudo mostra as transformações que as novas tecnologias imprimem ao setor, evidenciando o entretenimento e a experiência de compra como os novos indutores para o varejo.
Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa em marketing e negócios sob a perspectiva histórica amplia as possibilidades de pesquisa por meio de novas fontes, problemas e abordagens, contribuindo para expandir as oportunidades de análise e teorização no ambiente organizacional. Preenche uma lacuna na literatura sobre varejo no Brasil, dada a escassez de estudos de cunho acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas sobre o tema com uma perspectiva histórica.