Varejo no Brasil – Resgate Histórico e Tendências

Autores

  • Luis Fernando Varotto UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3897

Palavras-chave:

História do Varejo. Varejo no Brasil. Merchandising. Comércio Eletrônico. Omnichannel.

Resumo

Objetivo: Este estudo faz um resgate histórico sobre a evolução do varejo no Brasil, retratando a trajetória do comércio varejista desde a descoberta do ouro no interior até os dias atuais, fazendo um paralelo entre as mudanças sociais, econômicas e políticas no país e as transformações por que passou o varejo no decorrer desse processo.

Método: O estudo foi desenvolvido por meio de extensa pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações, artigos científicos e periódicos nacionais e internacionais, sob uma perspectiva histórica e um formato cronológico e descritivo, enfatizando momentos emblemáticos para a evolução varejista no Brasil.

Originalidade/relevância: Este estudo preenche uma lacuna na literatura de marketing sobre a história do varejo no Brasil, contribuindo para o incremento de novas perspectivas de estudo na área, lançando luzes sobre aspectos pouco conhecidos do varejo no Brasil.

Resultados: O artigo retrata a trajetória do comércio varejista no Brasil até os dias atuais, descrevendo a evolução ao longo do tempo. O estudo mostra as transformações que as novas tecnologias imprimem ao setor, evidenciando o entretenimento e a experiência de compra como os novos indutores para o varejo.

Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa em marketing e negócios sob a perspectiva histórica amplia as possibilidades de pesquisa por meio de novas fontes, problemas e abordagens, contribuindo para expandir as oportunidades de análise e teorização no ambiente organizacional. Preenche uma lacuna na literatura sobre varejo no Brasil, dada a escassez de estudos de cunho acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas sobre o tema com uma perspectiva histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Varotto, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Mestre e Doutor em Administração pela EAESP-FGV, Professor da linha de Estratégias de Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

06.09.2018

Como Citar

Varotto, L. F. (2018). Varejo no Brasil – Resgate Histórico e Tendências. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(3), 429–443. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3897

Edição

Seção

Artigos