O Consumo de Status e suas Relações com o Materialismo: Análise de Antecedentes

Autores

  • Marcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2292

Palavras-chave:

Materialismo, Consumo, Status.

Resumo

O estudo apresenta como principal objetivo: identificar a relação do materialismo com antecedente do consumo de status (desdobrado em sociabilidade, consumo de status e funcionalidade). O argumento que serve de base para essa associação é o de que os materialistas tendem a usar o dinheiro para aumentar seu status social (Christopher, Marel & Carrol, 2004). Para medir o materialismo utilizou-se o modelo teórico de Richins (2004) e para mensurar consumo de status foi usada a escala de Eastman, et al (1999). Através de uma pesquisa com 250 estudantes universitários e com a utilização da modelagem de equações estruturais, comprovou-se a robustez do modelo que uniu os dois constructos (RMSEA= 0,055; RMR= 0,085; GFI = 0,916; IFI= 0,922; TLI = 0,903 e CFI= 0,920). Quanto às relações, comprovou-se que o materialismo é antecedente do comportamento social (β=0,195), do consumo de status (β=0,804) e da compra não funcional (β=0,499). Portanto, conclui-se que o comportamento materialista é um forte influenciador do consumo por status. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2292

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Biografia do Autor

Marcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC; Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC; Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração e aluna do Mestrado Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

26.12.2012

Como Citar

Grohmann, M. Z., Battistella, L. F., & Radons, D. L. (2012). O Consumo de Status e suas Relações com o Materialismo: Análise de Antecedentes. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 3–26. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2292