Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão

Divulgar a produção intelectual na área de marketing, organizacional e de mercado, estimulando as contribuições criativas e inéditas do trabalho acadêmico e de pesquisa.

Objetivos

  • Contribuir para o aumento da produção de conhecimento das comunidades acadêmica e profissional nas ciências sociais aplicadas na área de marketing;
  • Servir como canal adequado para difundir avanços conceituais, metodológicos e de experiências de marketing na sociedade moderna;
  • Estimular a difusão de conhecimentos que promovem novos estudos e novas formulações teóricas e empíricas para a área de marketing.

Foco

• A natureza da revista é de caráter acadêmico, publicando artigos que sejam resultado de pesquisa científica. • Os artigos devem necessariamente trazer uma contribuição acadêmica teórica ou empírica inovadora à área de conhecimento do Marketing. • Não há preferência a priori por nenhuma ênfase temática, cabendo a publicação de artigos científicos no grande leque de temas tratados pela disciplina. • Quando pertinente e necessário, serão publicados artigos estrangeiros ou traduções de artigos clássicos da área, visando à sua difusão no ambiente acadêmico brasileiro. • Há um posicionamento deliberado de publicar artigos de todos os grupos de pesquisa do país, privilegiando pesquisadores das regiões em fase de consolidação e incentivando a produção conjunta.
 
REMark tem como foco a publicação de contribuições científicas na área de marketing e contempla as seguintes áreas:
 
I – Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing - Ciência e técnica em Marketing - Epistemologia em Marketing - Ensino de Marketing - Estudos críticos em Marketing (apreciação crítica de práticas, teorias, modelos, métodos de pesquisa e ensino em Marketing) - Métodos de pesquisa em Marketing (novas técnicas qualitativas e quantitativas de análise de dados, novos métodos de coleta de dados qualitativos e quantitativos, novos métodos de apresentação de resultados de pesquisa) - Modelagem e previsões (modelos econométricos, previsões de demanda e de comportamento) - Medidas em Marketing (mensuração, validação, escalas) - Pesquisa interdisciplinar em Marketing (envolve extensos aportes teóricos ou metodológicos de antropologia, sociologia, semiologia, teoria literária, comunicação, filosofia, psicanálise e áreas médicas).
 
II - Comportamento do Consumidor - Pesquisa do consumidor (abordagens nos paradigmas interpretativista e de processamento de informações) - Comportamento do consumidor final - Processos intraindividuais, interpessoais e sociais do consumidor - Valor para o cliente (valores importantes para o cliente e valores pessoais) - Comportamento do comprador organizacional.
 
III - Gestão e Estratégia de Marketing - Gestão de produtos e serviços (marca e desenvolvimento de novos produtos) - Gestão de preços - Gestão da distribuição (canais, logística) - Gestão do composto comunicação/promoção (vendas, propaganda, promoções e demais atividades de comunicação de Marketing) - Estratégias de Marketing (desenvolvimento e execução de estratégias de Marketing, interações competitivas, desenvolvimento de recursos e competências em Marketing, Marketing e a estratégia corporativa) - Orientação para o mercado - Marketing de relacionamento - Marketing metrics (medidas de desempenho, eficácia do investimento em Marketing, controle de Marketing).
 
IV - Marketing em Contextos Específicos - Marketing internacional - Marketing de varejo - Marketing de serviços - Marketing B2B (business-to-business) - Marketing intercultural - Marketing eletrônico e interativo - Marketing e inovação - Marketing e tecnologia - Marketing social - Macromarketing - Marketing esportivo - Ética em Marketing - Responsabilidade social em Marketing - Demais contextos de Marketing: governo, terceiro setor, instituições financeiras, turismo, marketing rural, marketing verde

Público Alvo

ReMark está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais de alta qualificação que atuam na área de marketing nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Brasileira de Marketing - REMark é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas. Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de marketing. Quando necessário, os editores também envolvem membros do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão. Em geral sugere-se periódicos alternativos.

Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o marketing, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.

Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

Periodicidade

A partir de 2013, a periodicidade passou a ser trimestral: janeiro/março, abril/junho, julho/setembro e outubro/dezembro.

Histórico de Periodicidade - Revista ReMarK

  • 2002 a 2006, a periodicidade era anual (janeiro-dezembro).
  • 2007 a 2009, a periodicidade era semestral (janeiro-junho; julho-dezembro).
  • 2010 a 2012, a periodicidade era quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro).

Política de Acesso Livre

Este periódico disponibiliza acesso livre “open access” a todo o seu conteúdo, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados.

Indexadores

Taxas de publicação

Este periódico não cobra as seguintes taxas:

  • Submissão de artigo: Gratuito R$ 0,00.
  • Publicação de artigo: Gratuito R$ 0,00.
  • Fast-Track: Gratuito R$ 0,00

 

Política De Governança - ReMark

Papel do Comitê de Política Editorial e do Conselho Editorial Científico

Para estar conforme as Boas Práticas da Publicação Científica - Anpad, este periódico adota necessariamente duas instâncias coletivas: o Comitê de Política Editorial, Comitê Editorial Científico. Para tanto, o diagrama 1 ilustra a estrutura editorial científica da Revista Brasileira de Marketing.

 

0

Comitê (Conselho) de Política Editorial

 

1

Editoria

(editor, editor adjunto, ou editor-chefe)

 

2

Editores Associados

(adjuntos, de Área ou de Seção)

 

3

Corpo Editorial Científico

 

4

Consultores ad hoc

(pareceristas, revisores, avaliadores, árbitros

 

Diagrama 1: estrutura Editorial científica – Revista ReMarK

 

2.1 Sobre o Comitê de Editorial

O Comitê de Política Editorial é formado pelo Editor e por membros que representem adequada e democraticamente os interesses: (i) da área do conhecimento; (ii) das instituições que asseguram a credibilidade científica do periódico; e (iii) das que o respaldam legalmente.

O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos de diferentes instituições de ensino e pesquisa. Seus membros atuam preferencialmente, mas não exclusivamente, na área de pesquisa de marketing. A atuação do Conselho Editorial não é feita necessariamente de forma coletiva.

Esse Comitê trata das questões de política editorial da revista e atua em bloco (faz reuniões, presenciais ou não), tomando decisões coletivamente e, eventualmente, votando matérias; não tem envolvimento com o conteúdo de qualquer fascículo ou artigo em particular, mas com a coleção como um todo, estabelecendo as diretrizes gerais que a norteiam.

Esse Comitê trata das questões de política editorial da revista e atua em bloco (faz reuniões, presenciais ou não), tomando decisões coletivamente e, eventualmente, votando matérias; não tem envolvimento com o conteúdo de qualquer fascículo ou artigo em particular, mas com a coleção como um todo, estabelecendo as diretrizes gerais que a norteiam.

De fato, cada membro atua como conselheiro do Comitê Científico e do Editor interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da REMark no meio acadêmico e profissional. O Conselho Editorial não supervisiona ou interfere no processo editorial, estando afastado do processo de arbitramento de artigos. Manifesta-se em assuntos relevantes como a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.

2.2 Comitê Científico

Trata-se de um colegiado interinstitucional, composto por representantes dos grupos de pesquisa que respaldam mais diretamente o desenvolvimento da revista. Sua atuação é feita de forma colegiada, com decisões coletivas e democráticas. A missão maior do grupo é procurar assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade científica da revista. O Comitê Científico indica o Editor Científico que passa a ser seu membro natural. Ademais, suas atribuições são de caráter científico com o intuito de assegurar que a missão da Revista seja cumprida. Este comitê deve estar permanentemente ativo no cumprimento das definições gerais da política editorial da revista e também dos procedimentos editoriais previstos, particularmente no que se refere à garantia de consistência e qualidade das publicações. Edições especiais e outras contribuições científicas deverão ser discutidos e definidos por esta instância. É sua atribuição discutir e desenvolver regulamentos próprios para assuntos variados como: normas e formatação de artigos; critérios de avaliação e aceite de textos para publicação; aceite de novos grupos de pesquisa para participar do comitê; aprovação do orçamento; credenciamento de revisores e pareceristas; definição de política de circulação e assinaturas, entre outras matérias. O Comitê Científico não interfere na operação editorial da REMARK, que é de sobre responsabilidade do Editor e sua equipe operacional.

2.3 Editor Científico

É o responsável pela estabelecimento da Política Editorial, pela gestão editorial e pela supervisão da Secretaria Editorial, que opera todo o fluxo de trabalho, com auxílio do e sistemas Open Journal System – OJS. O Editor tem atuação específica na seleção prévia de artigos encaminhados para a revista, na distribuição dos artigos entre os pareceristas,que irão avaliá-los. Se os artigos possuírem a qualidade esperada eles serão publicados. Adicionalmente, o Editor deve ter uma postura ativa nos trabalhos do Comitê Científico e na articulação de ações do Conselho Editorial.

2.4 Papel dos Pareceristas

Algumas recomendações pontuais em conformidade com as Boas Práticas - ANPAD (2010) para revisores, preparadas com base nas referências listadas.

• O revisor não deve aceitar a tarefa de avaliar um manuscrito caso não se sinta profissionalmente qualificado no respectivo tema;

• Se o processo de revisão é duplamente cego, o revisor deve informar o editor, caso a identidade do autor lhe seja conhecida. Quanto aos editores associados e aos membros do Corpo Editorial Cientifico, embora não lhes seja explicitamente informado quem são os autores, aqueles poderiam eventualmente vir a reconhecê-los a partir do estilo ou do conteúdo do próprio artigo; mas tal identificação não seria um impeditivo para prosseguirem com o processo de revisão de admissão (desk review) e para a indicação de possíveis revisores;

• Cada periódico estabelece um prazo para o retorno dos revisores e estes devem explicitamente comprometer-se a atendê-lo ou negociar sua alteração.Cumprir a data de devolução assim acordada é uma questão de ética, respeito e responsabilidade da função de revisor;

• O revisor deve ler com cuidado a política editorial e as instruções aos revisores do periódico. Os editores podem ter diretrizes que não lhe sejam familiares ou com as quais o revisor não concorde totalmente, e há o risco de este solicitar alterações incompatíveis com o que o periódico preconiza;

• Para obter uma primeira percepção geral do artigo, recomenda-se ao revisor efetuar sua leitura em profundidade em uma única sessão. Eventualmente, pode-se marcar ou anotar alguns pontos nessa leitura, mas a proposta é de apreender o todo, não se detendo em aspectos específicos. É também recomendável retomar o trabalho três ou quatro diasdepois, percorrendo o texto minuciosamente e simultaneamente elaborando o parecer;

• O revisor deve atentar para o fato de que diferenças de paradigma podem influenciar sua decisão sobre a qualidade do manuscrito e conscientemente evitar que isso ocorra;

• O revisor deve apontar as falhas corrigíveis e necessariamente indicar o que pode ser feito para saná-las. Um bom revisor, no entanto, possibilitará aos autores uma flexibilidade que lhes permita continuar escrevendo o artigo que querem escrever. O revisor deve, sempre, avaliar o custo-benefício de cada mudança solicitada em termos da efetiva melhoria na qualidade do manuscrito;

• Sempre que cientificamente pertinente, deve-se sugerir aos autores referências relevantes para o manuscrito e/ou sua reformulação;

• O revisor deve esforçar-se ao máximo para apontar todas as alterações que julgar pertinentes na primeira revisão do manuscrito, de modo a evitar novas recomendações cada vez que este retornar reformulado;

• Quando receber um manuscrito, reformulado pelos autores a partir de recomendações suas, de outros revisores e dos editores, atentar para as recomendações dos demais revisores antes de emitir um novo parecer;

• Caso o manuscrito apresente falhas incorrigíveis, avaliar a possibilidade de apontá-las como limitações do artigo na seção apropriada. Não sendo viável, recomendar sua rejeição, indicando a razão que torna as falhas insanáveis;

• Quando recomendar a rejeição de um manuscrito, o revisor deve apontar as razões com muita objetividade e clareza.

Política Anti-plágio

Todos os artigos encaminhados à REMark – Rev. Bras. Mark. passarão pela verificação de similaridade do Oxsico.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à REMark – Rev. Bras. Mark. um trabalho total ou parcialmente plagiado, ser-lhe-á vedado, definitivamente, o acesso à possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e ser-lhes-á garantido o direito de resposta.

Política de Autoria

 CRediT (Contributor Roles Taxonomy)

Em janeiro de 2022 a Remark passa a adotar o Contributor Role Taxonomy (CRediT) em todos seus artigos, como forma de transmitir transparência e reconhecimento de todos os autores envolvidos no desenvolvimento da pesquisa, e eliminar possíveis conflitos de autoria.

A informações de contribuição serão prestadas pelo autor que realizar a submissão em documento suplementar. Todos os itens do CRediT devem ser assinalados, e o que não se aplica indicar um traço.

Antes da publicação do artigo, todos autores serão notificados pelo sistema para que validem a contribuição indicada. Não havendo retorno no prazo solicitado, as informações prestadas pelo autor que realizou a submissão serão consideradas verdadeiras.

Ordem dos autores: a apresentação da ordem de autoria nos metadados, e pdf é de responsabilidade de todos os autores. A última verificação ocorrerá na Leitura de Provas.

No pdf publicado será incluído um item com o título Contribuições dos autores, e expostos em forma de tabela.

Nos artigos submetidos antes da implantação dessa política, ou seja anteriores a 27 jan. 2022, a solicitação do CRediT será realizada na etapa de edição. Na falta de envio, o artigo pode ser arquivado. A decisão final cabe aos Editores, bem como casos excepcionais. 

Os itens a serem informados são os indicados na coluna 1

Fonte: Elsevier 

Tradução (Equipe Editorial ReMark)

No artigo em pdf, será publicado no final a seguinte tabela, nas versões em português e inglês.

Contribuições dos autores

Authors' contribution

Sponsors

Agradecimento apoio CNPq 2022 - Chamada CNPq Nº 15/2021 Programa Editorial

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

2021 - inclusão Editora Associada Natalia Araujo Pacheco, Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa; Faculdade Meridional IMED