Customer Lifetime Value: Análise do Valor do Cliente em uma Operadora de Telefonia Celular – O Caso Vivo
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2352Palavras-chave:
Customer Lifetime Value, Telefonia celular, retenção de clientes, valor da firmaResumo
O objetivo deste trabalho é avaliar o valor do cliente para uma empresa de telefonia celular, no caso a VIVO, com base nos modelos de valoração de clientes (CLV - Customer Lifetime Value), buscando analisar como o setor de telefonia celular do Brasil avalia seus clientes e qual impacto que isso poderia ter em ações de retenção de clientes, preferencialmente os de alto valor. Com base no relatório anual da empresa e em dados coletados internamente, desenvolveram-se os cálculos pertinentes ao CLV, com o intuito de compreender como a política de subsídios de aparelhos da empresa pode ser estruturada em torno do conhecimento do valor do cliente. Os resultados do estudo de caso deixam claras as diferenças de valor entre cada segmento de clientes, mostrando que a visão de valor e gerenciamento do cliente presente na literatura é um passo importante para uma melhor gestão estratégica do valor da firma. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2352Downloads
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Publicado
26-12-2012
Como Citar
Ferreira, J. B., Freitas, A. S. de, & Giovannini, C. J. (2012). Customer Lifetime Value: Análise do Valor do Cliente em uma Operadora de Telefonia Celular – O Caso Vivo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 75–100. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2352
Edição
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Artigos
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