Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom - Propaganda Boca a Boca Eletrônica - No Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2584Palavras-chave:
Redes sociais, Marketing, Boca-a-Boca Eletrônico, electronic Word-of-Mouth (eWOM), Facebook, Usos e Gratificações, Comportamento do Consumidor, Psicologia da Mídia, Pesquisa Qualitativa.Resumo
Esta pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória busca obter informações sobre o boca-a-boca eletrônico (em inglês, electronic Word of Mouth, eWOM) através de sites de redes sociais. Especificamente, seu objetivo é aprofundar os conhecimentos para a identificação de Usos e Gratificações buscados (motivações manifestas e latentes) pelos usuários que se implicam em práticas de eWOM no Facebook, bem como para a identificação de gratificações obtidas com tal comportamento. Depois de aplicar entrevistas com questionário aberto a 25 indivíduos e analisar qualitativamente suas respostas, chegou-se aos resultados deste estudo, que fornecem informações sobre as motivações e gratificações relacionadas aos atos de conectar-se a páginas comerciais, publicar conteúdo nos muros de páginas comerciais e trocar informações com outros usuários sobre marcas comerciais. Tais resultados são úteis tanto para estudos acadêmicos de comunicação quanto para agentes de marketing e publicidade.
DOI: 10.5585/remark.v13i1.2584