Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom - Propaganda Boca a Boca Eletrônica - No Facebook

Autores

  • Deborah do Espírito Santo Serra Universitat Autònoma de Barcelona
  • Maria T. Soto-Sanfiel Universitat Autònoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2584

Palavras-chave:

Redes sociais, Marketing, Boca-a-Boca Eletrônico, electronic Word-of-Mouth (eWOM), Facebook, Usos e Gratificações, Comportamento do Consumidor, Psicologia da Mídia, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória busca obter informações sobre o boca-a-boca eletrônico (em inglês, electronic Word of Mouth, eWOM) através de sites de redes sociais. Especificamente, seu objetivo é aprofundar os conhecimentos para a identificação de Usos e Gratificações buscados (motivações manifestas e latentes) pelos usuários que se implicam em práticas de eWOM no Facebook, bem como para a identificação de gratificações obtidas com tal comportamento. Depois de aplicar entrevistas com questionário aberto a 25 indivíduos e analisar qualitativamente suas respostas, chegou-se aos resultados deste estudo, que fornecem informações sobre as motivações e gratificações relacionadas aos atos de conectar-se a páginas comerciais, publicar conteúdo nos muros de páginas comerciais e trocar informações com outros usuários sobre marcas comerciais. Tais resultados são úteis tanto para estudos acadêmicos de comunicação quanto para agentes de marketing e publicidade.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i1.2584

Biografia do Autor

Deborah do Espírito Santo Serra, Universitat Autònoma de Barcelona

Doctoral Candidate at Departament de Comunicació Audiovisual i Publicitat. Universitat Autònoma de Barcelona. Senior Digital Planner at AG2 Publicis Modem(Brasil).

Maria T. Soto-Sanfiel, Universitat Autònoma de Barcelona

Associate Professor (Profesora titular) at the Departament de Comunicació Audiovisual i Publicitat. Universitat Autònoma de Barcelona. Barcelona, Spain.

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Publicado

14.04.2014

Como Citar

Serra, D. do E. S., & Soto-Sanfiel, M. T. (2014). Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom - Propaganda Boca a Boca Eletrônica - No Facebook. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(1), 1–16. https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2584

Edição

Seção

Artigos