v. 13 n. 1 (2014): Janeiro - Março

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Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 1, 2014

Caros leitores, 

2014 será um ano de acontecimentos relevantes para o Brasil e, também, para o Marketing no âmbito da pesquisa científica. Dois grandes eventos prometem disputar a atenção da população brasileira: a Copa do Mundo – que será sediada em nosso país – e, na sequência, as Eleições Presidenciais. Já para o universo científico do Marketing, teremos o Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EMA/ANPAD, maior encontro específico de nossa área no Brasil. E, além do EMA, os editores do Brazilian Journal of Marketing – BJM (Revista Brasileira de Marketing – ReMARK) estão desenvolvendo dois números especiais sobre métodos e técnicas de pesquisa e análise de dados em marketing. Esses dois números especiais visam manter a retidão estabelecida nesta gestão da BJM, bem como a visão daquilo que entendemos e queremos para uma revista científica que se pretende a voz dos pesquisadores de Marketing no Brasil.

Nesse sentido, para o desenvolvimento dos números especiais, procuramos convidar pesquisadores brasileiros militantes de programas de stricto sensu recomendados pela CAPES, com produção e dedicação acadêmica aos métodos e técnicas de pesquisa e análise de dados escolhidos. Mais importante ainda, entendemos que era necessário empreender um esforço de internacionalização não somente de nossa produção, mas, também, do Brazilian Journal of Marketing – BJM, aumentando a sua procura num cenário internacional e, consequentemente, o seu prestígio enquanto locus de discussão científica em Marketing no Brasil. Para isso, convidamos o pesquisador Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel para assumir os trabalhos de internacionalização e, junto com ele, o Professor Joseph Hair Jr. para assumir a Co-Editoria Internacional.

Este movimento tem caráter estratégico e, claro, de longo prazo. O principal objetivo de criação dessa nova Editoria é o de ampliar a rede internacional da BJM, mas, principalmente, o de auxiliar no estabelecimento de parcerias entre pesquisadores nacionais e nomes de relevância internacional no campo científico do Marketing. E, apesar de se tratar de um processo usualmente lento, já temos experiências muito bem sucedidas para os números especiais, pois já temos pelo menos 6 artigos sendo desenvolvidos entre pesquisadores nacionais e internacionais de renome. Vale ressaltar que a produção dos pesquisadores brasileiros não fica atrás em termos de publicações em journals internacionais e de impacto.

Outras duas preocupações dos editores dizem respeito à qualidade e capilarização da distribuição da produção no Brasil. Assim como estamos trabalhando para efetivar parcerias internacionais, também entendemos como relevante o desenvolvimento de parcerias entre pesquisadores de centros de maior tradição, como as regiões Sul e Sudeste, e centros que ainda se encontram em desenvolvimento no país. Acreditamos que este seja um movimento tão trabalhoso quanto o de internacionalização, devido ao grau de concentração histórica, tanto dos Programas de Administração que possuem linhas de Marketing, quanto de produção científica efetiva. Para melhor entendimento, faremos agora uma exposição da qualidade intrínseca e da distribuição geral dos artigos publicados ao longo do ano passado. 

Por conta do acima exposto, ainda percebe-se uma grande concentração da produção as regiões Sul e Sudeste. São Paulo – SP é o estado de vínculo de 39,45% dos autores, seguido do Rio Grande do Sul – RS, com 16,51% e do Rio de Janeiro – RJ, com 11,01%. Na sequência, temos os pesquisadores vinculados a Instituições de Minas Gerais – MG (8,26%), Paraná – PR (5,50%), Distrito Federal – DF, Ceará – CE e Pernambuco – PE (3,67%, cada), seguidos de Santa Catarina (2,75%), Espírito Santo – ES (1,83%) e Mato Grosso do Sul (0,92%). Mais uma vez, captamos um pequeno interesse da comunidade internacional que aparece com 2,75% do total dos autores que tiveram artigos publicados em 2013. 

Do ponto de vista da qualidade, mantemo-nos tão ou mais rigorosos que os melhores congressos e encontros nacionais da área de Administração no Brasil, visto que estamos com uma taxa de aprovação abaixo dos 25%. Ou seja, apenas um em cada quatro artigos chega ao final do processo de avaliação e obtém a aprovação para ser publicado em nossa Revista. A título de lembrança, a taxa de aprovação do EnANPAD 2013 foi de um para cada 3 artigos. O processo ainda possui muitos pontos de melhoria, mas o estabelecimento do desk review como segunda fase da análise da submissão (logo após os pré-requisitos de formatação de acordo com as regras da BJM) tem ajudado bastante na evolução da qualidade de nosso periódico. 

Continuamos trabalhando em ritmo acelerado pelo desenvolvimento e evolução das condições de pesquisa e publicação em Marketing no Brasil e temos o prazer de lançar mais um número do Brazilian Journal do Marketing – BJM, o primeiro de seu volume 14, de 2014.

O primeiro trabalho deste número é um estudo desenvolvido por pesquisadores vinculados à Universitat Autônoma de Barcelona, intitulado “QUANDO O USUÁRIO SE TORNA O PROPAGADOR: MOTIVAÇÕES E GRATIFICAÇÕES PARA O BOCA-A-BOCA NO FACEBOOK”, de Maria T. Soto-Sanfiel e Deborah do Espíritu Santo Serra, seguido de “CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE AÇÚCAR MASCAVO NUMA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES”, dos pesquisadores Elvira Durán Rojas e Ronaldo Perez. O terceiro artigo se chama “TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS ENTRE CONSUMIDORES, PERSONAGENS E MARCA: PROPOSIÇÃO DE UM NOVO MODELO”, desenvolvido por Mauro Calixta Tavares, André Torres Urdan e Helena Belintani Shigaki. 

Em seguida, apresentamos um estudo de caráter mais interno do marketing à organização, com o título “COACHING E MENTORING COMO INSTRUMENTO DE FOCO NO CLIENTE INTERNO: UM ESTUDO REGIONAL EM SÃO PAULO”, dos pesquisadores Graziela Oste Graziano, Cristiano André Peixoto, Andrea Kassouf Pizzinato e Dagmar Castro de Pinto. O quinto artigo traz uma pesquisa desenvolvida em solo internacional: “PROGRAMAS DE FIDELIDADE: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM EMPRESAS PORTUGESAS”, desenvolvido pelas pesquisadoras Vanessa Leal Mendes e Cristiane Drebes Pedron. “OS ANTECEDENTES DO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA” é o sexto artigo deste número, dos autores Alexandre Rabêlo Neto, Márcio de Oliveira Mota, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes e Áurio Lúcio Leocádio da Silva. O sétimo estudo tem como domínio substantivo o entretenimento e foi desenvolvido por Karlan Muller Muniz, Wesley Vieira da Silva e Eliane Cristine Francisco Maffezzolli: “PROPOSTA DE UM MODELO DE MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR DE FESTAS E BALADAS”.

O conjunto de artigos escolhido para fechar este número é de natureza mais teórica, histórica e filosófica a respeito do Marketing enquanto disciplina científica em estudo no Brasil. “20 ANOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE MARKETING DE RELACIONAMENTO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 1992 A 2012”, dos pesquisadores Luiz Henrique Lima Faria, Antônio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto e Valéria Rueda Elias Spers; “RESISTÊNCIA DO CONSUMIDOR: DIFERENTES ESTÁGIOS TEÓRICOS DE UM MESMO CONCEITO”, de Marlon Dalmoro, Walter Meucci Nique e Lisa Peñaloza; e “A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA EM MARKETING 1990-2010”, dos autores Maurício Pozzebon de Lima, Fernanda Kraemer e Carlos Alberto Vargas Rossi.

Que todos tenham um ótimo ano, com produções de qualidade! Aguardem nossos próximos números!

 

Otávio Freire – Editor Científico

Suzane Strehlau – Editora Adjunta


Publicado: 01.03.2014

Artigos

  • Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom - Propaganda Boca a Boca Eletrônica - No Facebook

    Deborah do Espírito Santo Serra, Maria T. Soto-Sanfiel
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2584
  • Canais de Distribuição de Açúcar Mascavo numa Associação de Produtores

    Elvira Durán Rojas, Ronaldo Perez
    17-30
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2627
  • Transferência de Significados entre Consumidores, Personagens e Marca: Proposição de um Novo Modelo

    Mauro Calixta Tavares, André Torres Urdan, Helena Belintani Shigaki
    31-46
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2351
  • Coaching e Mentoring como Instrumento de Foco no Cliente Interno: um Estudo Regional em São Paulo

    Graziela Oste Graziano, Cristiano André Peixoto, Andrea Kassouf Pizzinatto, Dagmar Silva Pinto de Castro
    47-59
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2663
  • Programas de Fidelidade: um Estudo de Múltiplos Casos em Empresas Portuguesas

    Vanessa Leal Mendes, Cristiane Drebes Pedron
    60-74
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2526
  • Os Antecedentes do Consumo de Produtos Culturais por Consumidores de Baixa Renda

    Alexandre Rabêlo Neto, Márcio de Oliveira Mota, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Áurio Lúcio Leocádio da Silva
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2320
  • Proposta de um Modelo de Mensuração da Satisfação do Consumidor de Festas e Baladas

    Karlan Muller Muniz, Wesley Vieira da Silva, Eliane Cristine Francisco Maffezzolli
    93-105
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2510
  • 20 Anos de Publicações sobre Marketing de Relacionamento no Brasil: Uma Análise da Produção Acadêmica de 1992 a 2012

    Luiz Henrique Lima Faria, Antônio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto, Valéria Rueda Elias Spers
    106-118
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2596
  • Resistência do Consumidor: Diferentes Estágios Teóricos de um mesmo Conceito

    Marlon Dalmoro, Lisa Peñaloza, Walter Meucci Nique
    119-132
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2531
  • A Discussão Epistemológica em Marketing 1990-2010

    Mauricio Pozzebon de Lima, Fernanda Kraemer, Carlos Alberto Vargas Rossi
    133-143
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2378