Canais de Distribuição de Açúcar Mascavo numa Associação de Produtores

Autores

  • Elvira Durán Rojas Universidad de Córdoba - UNICORDOBA
  • Ronaldo Perez Universidade Federal de Viçosa – UFV

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2627

Palavras-chave:

açúcar mascavo, canais de distribuição, Associação de Produtores.

Resumo

Os produtores familiares do município de Visconde do Rio Branco, por tradição, vêm produzindo açúcar mascavo e necessitam fortalecer sua distribuição no mercado. Como um aporte a isso, este trabalho objetivou avaliar as diferentes formas de distribuição do açúcar mascavo pela ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identificando os principais atributos inerentes, as facilidades e dificuldades e propondo alternativas para melhorar a eficiência desse processo. Para isso, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva; as técnicas adotadas foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Foram entrevistados o presidente da ARPRAM e 28 representantes do mercado atacadista e varejista. Foi possível identificar os canais atualmente utilizados pela ARPRAM, os principais intermediários inseridos na distribuição do açúcar mascavo e os requisitos exigidos por cada intermediário. Com base em tais informações, concluiu-se que os principais canais de distribuição do açúcar mascavo utilizados pela ARPRAM são realizados por intermediários atacadistas e por pequenos supermercados locais, através de vendas diretas. Entre os principais indicadores para que os intermediários aceitem o açúcar mascavo estão a qualidade, o preço, a cor, a confiabilidade na entrega e o volume disponível. Uma possível ameaça para a ARPRAM é a existência no mercado de grandes distribuidores de açúcar mascavo no setor atacadista, conformando suas próprias unidades de produção, razão pela qual a Associação deve-se fortalecer com o trabalho conjunto de seus associados, a organização de sua gestão e a padronização do açúcar mascavo, entre outros.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i1.2627

 

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Biografia do Autor

Elvira Durán Rojas, Universidad de Córdoba - UNICORDOBA

Elvira Durán Rojas Administradora de Empresas, Mestre em Ciência y Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa - UFV Professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidad de Córdoba – UNICORDOBA Email: edrojas@correo.unicordoba.edu.co (Colombia)

Ronaldo Perez, Universidade Federal de Viçosa – UFV

Ronaldo Perez Engenheiro Quimico, Mestre em Engenharia Química, Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - FEA/UNICAMP Professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa – UFV Email: rperez@ufv.br (Brasil)

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Publicado

14.04.2014

Como Citar

Durán Rojas, E., & Perez, R. (2014). Canais de Distribuição de Açúcar Mascavo numa Associação de Produtores. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(1), 17–30. https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2627

Edição

Seção

Artigos