Proposta de um Modelo de Mensuração da Satisfação do Consumidor de Festas e Baladas
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2510Palavras-chave:
Satisfação do Consumidor, Escala de Mensuração, Análise ConfirmatóriaResumo
A satisfação é um construto bastante explorado na área de marketing e comportamento do consumidor, tendo sido explorado em inúmeros contextos – países – e segmentos de negócio, onde se procura mapear os atributos mais relevantes na análise do consumidor em relação a um determinado produto ou serviço. Este estudo procurou identificar e propor uma escala para medir a satisfação do consumidor em relação às festas e baladas, mercado que apresenta forte crescimento e profissionalização no atual momento e que não foi explorado academicamente. O método para consolidação de uma escala seguiu procedimentos sugeridos pela literatura, incluindo uma análise exploratória qualitativa para delinear o contexto e objeto em questão e gerar os itens pertinentes à satisfação do consumidor no segmento, o uso de técnicas de análise fatorial exploratória para refinamento de um modelo e de técnica de análise fatorial confirmatória para teste e depuração do modelo. O modelo final proposto é de segunda ordem – com índices adequados e fatores interpretáveis – e é composto por seis dimensões, sendo eles, perfil da festa, agilidade do serviço, banheiros, companhia, preço cobrado e conforto. Por fim, são discutidos os aspectos resultantes da avaliação do consumidor quanto à satisfação em relação a um serviço como o de festas e baladas, e são sugeridos avanços na pesquisa em questão para consolidação da escala.
DOI: 10.5585/remark.v13i1.2510