Devo, não Nego, Pago Quando Puder: Uma Análise dos Antecedentes do Endividamento do Consumidor

Autores

  • Rebeca Formiga Figueira Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Rita de Cassia de Faria Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2744

Palavras-chave:

endividamento, comportamento do consumidor, marketing e sociedade

Resumo

Estudos de marketing e sociedade com a finalidade de compreender a questão do endividamento mostram-se relevantes quando contribuem efetivamente na conservação financeira do consumidor. O objetivo deste trabalho consistiu analisar os fatores condicionantes do endividamento do consumidor. Para tanto, foram investigados os seguintes constructos: atitude frente ao dinheiro, atitude com cartão de crédito, autocontrole, compra compulsiva, compra impulsiva e propensão ao endividamento. Por ser uma pesquisa de cunho quantitativo, procedeu-se a análise estatística descritiva, psicométrica e a análise multivariada de modelagem de equações estruturais (SEM). A amostra foi de 301 respondentes, com aplicação na internet pela Plataforma Googledocs. Verificou-se a aceitação da hipótese que trata da influência direta da atitude com cartão de crédito na propensão ao endividamento. Indica-se a necessidade das ações de marketing voltadas a auxiliar os consumidores quanto ao uso e regulamentos do cartão de crédito. 

Biografia do Autor

Rebeca Formiga Figueira, Centro Universitário Maurício de Nassau

Professora na Faculdade Maurício de Nassau na cidade de João Pessoa. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2013). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem experiência na área de Administração como consultora, principalmente nos seguintes temas: administração geral, marketing, pesquisa de mercado, planejamento estratégico e recrutamento e seleção.

Rita de Cassia de Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB)

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Publicado

06.11.2014

Como Citar

Figueira, R. F., & Pereira, R. de C. de F. (2014). Devo, não Nego, Pago Quando Puder: Uma Análise dos Antecedentes do Endividamento do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 124–138. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2744

Edição

Seção

Artigos