Vol. 13 No. 5 (2014): Julho - Setembro

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Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 5, 2014

 

Em nosso último número – mais uma edição especial acerca dos métodos e técnicas de pesquisa aplicados aos estudos de marketing – abordamos 6 questões concernentes ao desenvolvimento do tratamento, análise e discussão de resultados, tanto pelo viés quantitativo quanto qualitativo. Creio que a grande contribuição deste número reside exatamente na entrega de mais um conjunto de artigos que podem auxiliar diversos pesquisadores a aproximar as técnicas mais adequadas ao problema específico de pesquisa que, naturalmente, advém de um arcabouço teórico-científico aderente ao campo de Marketing.

Nesse sentido, este número 5 de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM traz um conjunto de estudos que reflete essa miríade de métodos e técnicas que servem a este campo das ciências sociais aplicadas (o Marketing), asseverando a sua característica polissêmica e multidisciplinar. Os papers que compõem este número apresentam técnicas qualitativas e, também, quantitativas que foram levadas à cabo para resolver problemas de pesquisa concernentes às respostas do consumidor no que diz respeito à qualidade do relacionamento em diferentes setores organizacionais, à imagem corporativa, aos estímulos ambientais e a questões inerentes à própria idiossincrasia do consumidor.

Para além das contribuições referidas aos números especiais do Brazilian Journal of Marketing/BJM, cabe aqui uma reflexão acerca dos congressos e demais eventos científicos da área de administração, que possuem trackings específicos de Marketing e que aceitam trabalhos dentro desse escopo. É patente o decréscimo da quantidade de pesquisadores maduros nos eventos da área. A principal justificativa daqueles ouvidos informalmente pelos editores desta revista centra-se fundamentalmente nos critérios atuais utilizados pela CAPES para avaliar a área de Administração, que não considera mais os eventos na pontuação. Não cabe aqui uma discussão acerca deste posicionamento frente aos eventos, mas é importante ressaltar que, sim, isso gerou impacto direto ou indireto na produção e no desenvolvimento/refinamento de working papers (em nosso entendimento, este é um dos mais importantes objetivos na participação de congressos e eventos).

Apesar do exposto acima, torna-se relevante ressaltar o trabalho que iniciamos este ano em parceria com o Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura (USP e FECAP)  e o Prof. Dr. Paulo Prado (UFPR), atual coordenador da Divisão de Marketing junto à ANPAD, no sentido de incentivar a competição saudável, por meio da oferta de fast tracks aos trabalhos mais bem avaliados tanto do EMA quanto do EnANPAD. Já no número retrasado (n. 3, 2014), apresentamos uma primeira parte de um fórum sequencial, que consistirá de um conjunto de papers oriundos de fast tracks desses e de outros eventos, sempre apresentados no final de cada número. Neste, especificamente, apresentam-se mais 2 trabalhos que receberam fast track no EMA 2014. Vale ressaltar, ainda, que no conjunto geral dos artigos deste número, há mais 3 papers que foram melhorados e refinados a partir das contribuições feitas a eles em eventos e congressos da área, que não saem no fórum, pois referem-se ainda a uma época em que não havia essa parceria estabelecida.

Isso posto, é com grande satisfação que apresentamos os dez artigos selecionados para o 5o número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. O primeiro estudo apresenta uma faceta relevante, porém pouco estudada do consumidor: PROPENSÃO DO CLIENTE À PROPOSIÇÃO DE AÇÕES JUDICIAIS: PROPOSIÇÃO E TESTE DE MODELO PREDITIVO PARA O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA, dos pesquisadores Victor Manoel Cunha de AlmeidaOtávio Henrique dos Santos Figueiredo e Gilberto Figueira da Silva. O segundo aborda estratégias de imagem de um dos mais importantes setores da economia: IMAGEM CORPORATIVA DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: UMA PROPOSTA DE ESCALA PARA SUA MENSURAÇÃO, de Hélio Roberto Hekis, Cláudio Ruy Portela de VasconcelosRaíssa Dália Paulino e Silvana Dias Martins. O terceiro e o quarto papers utilizaram o domínio substantivo do varejo sob o prisma de duas técnicas distintas: a modelagem de dados e a etnografia. São eles: ATRIBUTOS DE ESTILO DE VIDA DO CONSUMIDOR RELACIONADOS AO CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO VAREJO ESPECIALIZADO, dos pesquisadores Sérgio Silva Braga JuniorAlípio Ramos Veiga Net e Nelson Russo Moraes; e CULTURA BRASILEIRA E MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO, de Cléria Donizete da Silva Lourenço.

O quinto artigo afilia-se aos estudos de ambientes de serviço: ESTÍMULOS SENSORIAIS E SEUS SIGNIFICADOS PARA O CONSUMIDOR: INVESTIGANDO UMA ATMOSFERA DE SERVIÇO CENTRADO NA EXPERIÊNCIA, de Edvan Cruz Aguiar e Salomão Alencar de Farias. Já o sexto artigo apresenta uma discussão relevante do ponto de vista dos gestores da comunicação de marketing a respeito da necessidade de maior accountability para suas ações: MÉTRICAS, MÍDIAS E ANUNCIANTES: DISCUTINDO A RELAÇÃO, dos autores Marco Aurélio de Souza RodriguesPaula Castro Pires de Souza Chimenti Antonio Roberto Ramos Nogueira.

O sétimo e o oitavo artigos apresentam estudos baseados no método do caso. São eles: COMUNICAÇÃO DIGITAL E A PREOCUPAÇÃO COM A COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE ARAGUAÍNA, dos pesquisadores Rumeninng Abrantes SantosAdriano Dias de CarvalhoTeresa Dias de Toledo Pitombo Rosana Borges Zaccaria; e MARKETING DE PATENTES À INOVAÇÃO: UM ESTUDO MULTICASO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, de Felipe de Almeida MalveziAndré Luiz Zambalde Daniel Carvalho de Rezende.

Fórum EMA 2014: dando sequência ao trabalho junto às organizações dos grandes eventos de Marketing no Brasil, com o objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos que receberem melhor classificação dos avaliadores desses congressos, apresentamos mais dois estudos selecionados a partir do último evento específico da área realizado pela Divisão de Marketing da ANPAD: DEVO, NÃO NEGO, PAGO QUANDO PUDER: UMA ANÁLISE DOS ANTECEDENTES DO ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR, dos autores Rebeca Formiga Figueira Rita de Cássia de Faria Pereira; e IMPACTO DA EXTENSÃO E INTERAÇÃO DE SERVIÇOS NAS VENDAS B2B: UMA INVESTIGAÇÃO TEMPORAL NA CATEGORIA DE COMBUSTÍVEIS, dos pesquisadores Marcos Inácio Severo de AlmeidaRafael Barreiros PortoAntonio Isidro-Filho Ricardo Limongi França Coelho.

Boa leitura!

 

Otávio Freire

Editor Científico



Suzane Strehlau

 

Editora Adjunta

 

 

Published: 2014-11-06

Articles

  • Propensity Customer the Proposition of Lawsuits: Development and test of Predictive Model for the Electricity Sector

    Victor Manoel Cunha de Almeida, Otávio Henrique dos Santos Figueiredo, Gilberto Figueira da Silva
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2583
  • Corporate Image of Banking Institutions: A Proposal for your Measurement Scale

    Helio Roberto Hekis, Claudio Ruy Portela de Vasconcelos, Raissa Dalia Paulino, Silvana Dias Martins
    19-35
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517
  • Attributes of Lifestyle Consumer Related to the Use of Organic Products Retail Specialist

    Sergio Silva Braga Junior, Alipio Ramos Veiga Neto, Nelson Russo Moraes
    36-46
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2781
  • Brazilian Culture and Relationship Marketing: An Ethnographic Study in Retail

    Cléria Donizete da Silva Lourenço
    47-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2395
  • Sensory Stimuli and their Meaning for the Consumer: Investigating an Atmosphere of Service Centered on Experience

    Edvan Cruz Aguiar, Salomão Alencar de Farias
    65-77
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2494
  • Metrics, Media and Advertisers: Discussing Relationship

    Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Antonio Roberto Ramos Nogueira
    78-93
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2599
  • Digital Communication and a Concern with the Community: A Case Study in a Cooperative Credit Araguaina, Brazil

    Rumeninng Abrantes Santos, Adriano Dias de Carvalho, Teresa Dias de Toledo Pitombo, Rosana Borges Zaccaria
    94-108
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2753
  • Marketing of Patents for Innovation: A Study in Brazilian Multicase Universities

    Felipe de Almeida Malvezzi, Andre Luiz Zambalde, Daniel Carvalho de Rezende
    109-123
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2557
  • The Check is In the Mail: An Analysis of the Antecedents of Consumer Debt

    Rebeca Formiga Figueira, Rita de Cassia de Faria Pereira
    124-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2744
  • Impact of Service Extension and Services Interaction on B2b Sales: A Temporal Investigation Into Fuels’ Category

    Marcos Inacio Severo de Almeida, Rafael Barreiros Porto, Antonio Isidro-Filho, Ricardo Limongi França Coelho
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2733